Acionamentos Elétricos

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
02035072
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Transformadores e Máquinas Assíncronas; Eletrónica de Potência.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, no quadro e com o auxílio de slides em Powerpoint, para exposição dos conceitos, princípios e teorias fundamentais sobre a matéria lecionada. Aulas teórico-práticas para resolução de exercícios ilustrativos da aplicação dos conceitos teóricos a situações práticas do mundo da engenharia. Nestas aulas é ainda usado o software Matlab/Simulink para simulação do comportamento dos sistemas estudados. Aulas laboratoriais para validação experimental dos conceitos teóricos e práticos abordados na unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Apresentação dos fundamentos teóricos subjacentes à teoria generalizada das máquinas elétricas e aplicação da mesma ao estudo dos sistemas de controlo de velocidade das máquinas elétricas. Introdução dos conceitos básicos da variação de velocidade/posição dos motores elétricos usados na indústria na atualidade. Por último, pretende-se ainda que o aluno adquira uma visão transversal/integradora dos conhecimentos associados à área das máquinas elétricas e da eletrónica de potência.

Estágio(s)

Não

Programa

Noções básicas sobre acionamentos elétricos. Estudo do sistema mecânico do acionamento: tipos de cargas, equação de movimento, caixas de velocidades e redução do momento de inércia da carga ao veio do motor.

Teoria generalizada das máquinas elétricas: fasor espacial - definição e propriedades básicas; equações de tensão, fluxo, potência e binário das máquinas síncronas e assíncronas; mudanças de referencial; Transformação alfa-beta-zero e Transformação de Park.

Variação de velocidade e controlo escalar: funcionamento das máquinas de indução a frequência variável; métodos de variação de velocidade; controlo escalar. Arrancadores suaves.

Controlo vetorial: fundamentos de controlo vetorial; controlo por orientação do campo rotórico (RFOC) e controlo direto de binário (DTC) de motores de indução trifásicos e motores síncronos de ímanes permanentes (PMSMs). Simulação em ambiente Simulink de acionamentos elétricos com diferentes estratégias de controlo.

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Manuel Ângelo da Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação 1
Outra: 20.0%
Projecto: 25.0%
Exame: 55.0%

Avaliação 2
Outra: 20.0%
Projecto: 25.0%
Frequência: 55.0%

Bibliografia

H. Abu-Rub, A. Iqbal, J. Guzinski: “High Performance Control of ac Drives with Matlab/Simulink Models”, John Wiley & Sons, 2012.

S. K. Sul: “Control of Electric Machine Drive Systems”, Wiley-IEEE Press, New Jersey, 2011.

I. Boldea, S. A. Nasar: “Electric Drives”, 2nd edition, CRC Press, Boca Raton, 2006.