Transformadores e Máquinas Assíncronas

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
02035061
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conversão de Energia Elétrica.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, no quadro e com o auxílio de slides em Powerpoint, para exposição dos conceitos, princípios e teorias fundamentais sobre a matéria lecionada. Aulas teórico-práticas para resolução de exercícios ilustrativos da aplicação dos conceitos teóricos a situações práticas do mundo da engenharia. Nestas aulas é ainda usado o software Matlab/Simulink para simulação do comportamento dos sistemas estudados. Aulas laboratoriais para validação experimental dos conceitos teóricos e práticos abordados na unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram competências nos seguintes âmbitos: (i) transformadores trifásicos, em particular no que se refere aos seus regimes de funcionamento assimétricos; transformadores de medida e de proteção; transformadores especiais; manutenção preditiva; (ii) máquinas assíncronas (teoria clássica): projeto e aspetos construtivos mais relevantes; caraterísticas de funcionamento e desempenho em regime permanente; manutenção preditiva.

Estágio(s)

Não

Programa

Transformadores trifásicos: esquema equivalente e ensaios económicos; saturação e corrente de excitação; índices horários; paralelo de transformadores; cargas desequilibradas; enrolamento terciário; bancos de transformadores. Transformadores especiais: autotransformadores; transformadores de medida e de proteção (corrente e tensão). Sistemas de refrigeração, de monitorização e de proteção de transformadores. Manutenção preditiva de transformadores de potência.

Máquinas assíncronas: projeto de enrolamentos; distribuição da força magnetomotriz e tensões induzidas; tipos de rotor; esquema equivalente; ensaios económicos; caraterísticas de funcionamento em regime permanente; efeitos da variação da resistência rotórica; modos de funcionamento. Critérios de seleção e aplicação. Classes de serviço e fator de serviço. Classes de isolamento. Manutenção preditiva de motores de indução trifásicos.

Docente(s) responsável(eis)

Sérgio Manuel Ângelo da Cruz

Métodos de Avaliação

Avaliação 1
Outra: 20.0%
Projecto: 25.0%
Frequência: 55.0%

Avaliação 2
Outra: 20.0%
Projecto: 25.0%
Exame: 55.0%

Bibliografia

D. Kothari, I. Nagrath: “Electric Machines”, Tata McGraw-Hill, New Delhi, 2010.

S. Chapman: “Electric Machinery Fundamentals”, 5th edition, McGraw-Hill, New York, 2012.

Fitzgerald, C. Kingsley, S. Umans: “Electric Machinery”, 6th edition, McGraw-Hill, New York, 2003.

Boldea, L. Tutelea: “Electric Machines – Steady state, transients and design with Matlab”, CRC Press, Boca Raton, 2010.

IEC 60044-1: “Instrument transformers – Part 1: Current transformers”, Ed. 1.2, 2003.