Internet das Coisas

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
02035028
Área Científica
Sistemas Digitais e Computadores
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas Embebidos, Sistemas de Tempo Real, Redes de Computadores, Bases de Dados.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos e princípios fundamentais relacionados com a IoT, com a apresentação de casos práticos que exemplifiquem a sua aplicação a situações reais.

As aulas laboratoriais permitem a realização de trabalho experimental de apoio à realização de um projecto integrado onde os alunos, individualmente ou em grupo, deverão desenvolver todo o pipeline de concepção e implementação de um protótipo de um produto baseado num sistema embebido, com recurso a um sensor à escolha dos alunos para aquisição, tratamento e envio dos dados para a nuvem.

Resultados de Aprendizagem

A Internet das Coisas (IoT) introduz um novo paradigma que permite conectar à internet objectos do nosso quotidiano, munidos de capacidade sensorial ou de actuação, possibilitando a recolha de dados em larga escala para extracção de informação útil aos seus utilizadores. Esta UC introduz este conceito aos alunos, convidando-os a desenvolver competências que lhes permitirão desenvolver produtos inovadores na área da IoT. Os conceitos apresentados permitirão ao aluno perceber e acompanhar todo o pipeline de desenvolvimento de um produto IoT, desde o desenvolvimento do hardware até à recolha e processamento da informação. Os tópicos explorados incluem a recolha de informação sensorial em tempo-real, sistemas embebidos, fundamentos de comunicação específicos para IoT e arquitecturas de processamento de dados para recolha da informação e análise de dados. Os alunos, durante esta UC, conceberão e implementarão em grupo um protótipo de um dispositivo na área da IoT.

Estágio(s)

Não

Programa

Módulo 1: Interacção com o mundo físico

    1. Introdução à Internet das Coisas (IoT)

    2. Fazendo a interface com o mundo físico

    3. Arquitecturas de Hardware para a IoT

    4. Sistemas Operativos para Dispositivos com Recursos Limitados

Módulo 2: Fundamentos de Comunicação para IoT

    5. Tecnologias de acesso sem fios para IoT: (Wi-Fi/IEEE802.11, Bluetooth, RFID, Zigbee/IEEE802.15.4 ou outras consideradas relevantes)

    6. Arquitecturas de Comunicação para a IoT

    7. Segurança e Privacidade

Módulo 3: Processamento de Dados para a IoT

    8. Arquitecturas para Processamento de Dados na IoT

    9. Computação na Nuvem e Análise de Dados

  10. Aplicações.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo José Monteiro Peixoto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Frequência: 20.0%
Exame: 20.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

- Designing the Internet of Things, Adrian McEwen and Hakim Cassimally, Wiley, 2014, ISBN: 978-1-118-43062-0

- The Internet of Things: Key Applications and Protocols, 2nd Edition, Olivier Hersent, David Boswarthick and Omar Elloumi, Wiley, 2012, ISBN: 978-1-119-99435-0

- Collaborative Internet of Things (C-IoT): for Future Smart Connected Life and Business, Fawzi Behmann and Kwok Wu, Wiley, 2015, ISBN: 978-1-118-91374-1