Computação Gráfica e Realidade Aumentada

Ano
4
Ano lectivo
2019-2020
Código
02035017
Área Científica
Ciências da Computação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação de Computadores; Estruturas de Dados; Álgebra Linear; Visão por Computador.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas do tipo magistral para apresentação teórica dos tópicos do programa com recurso a meios audiovisuais.

Aulas laboratoriais para realização, apresentação e avaliação de trabalhos parcelares.

Resultados de Aprendizagem

 Esta UC tem por objectivo a introdução aos princípios básicos de computação gráfica que permitam ao estudante desenvolver aplicações e compreender os princípios associados a ferramentas de modelação tridimensional. Estendendo conceitos que poderão ser adquiridos em outras UCs, nomeadamente no que diz respeito a utilização de sensores ou às técnicas de visão por computador, os estudantes irão adquirir competências sobre sistemas de realidade virtual e realidade aumentada. Estas competências visam não só o desenvolvimento dos software de gráficos de  computador,  mas também conteúdos ou tecnologias de suporte.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: dos modelos matemáticos ao ecrã do computador.

Curvas e superfícies

Vistas, perspectivas e projeções.

Transformações homogéneas.

Modelos complexos: Curvas/superfícies paramétricas e malhas poligonais.

Gráficos em computadores pessoais e dispositivos móveis

Evolução histórica e padrões da industria

Programação com OpenGL 4.x e OpenGL/ES

Transformações, projeções, recorte e rasterização

Texturas, materiais

 Programando “shaders” com GLSL

Animação, captura de movimento e “keyframes”.

Captura de movimento e animação.

Animação por interpolação.

Malhas poligonais com influência de esqueletos

Realidade Virtual e Aumentada

O ponto de vista do observador.

Capacetes de visualização e caves.

Uso de sensores para estimação do ponto de vista.

Realidade aumentada.

Coerência entre objetos virtuais e o mundo real.

Dos objetos instrumentados ao uso de marcadores.

Técnicas de estimação usadas.

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Jorge Carvalho Menezes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

-           Alan Watt, 3D Computer Graphics, Third Edition, Addison-Wesley, 2000.

-           Steve LaValle, Virtual Reality, disponivel online em http://vr.cs.uiuc.edu/  (em desenvolvimento).