Computação Gráfica e Realidade Aumentada
4
2018-2019
02035017
Engenharia Biomédica
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Programação de Computadores; Estruturas de Dados; Álgebra Linear; Visão por Computador.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas do tipo magistral para apresentação teórica dos tópicos do programa com recurso a meios audiovisuais.
Aulas laboratoriais para realização, apresentação e avaliação de trabalhos parcelares.
Resultados de Aprendizagem
Esta UC tem por objectivo a introdução aos princípios básicos de computação gráfica que permitam ao estudante desenvolver aplicações e compreender os princípios associados a ferramentas de modelação tridimensional. Estendendo conceitos que poderão ser adquiridos em outras UCs, nomeadamente no que diz respeito a utilização de sensores ou às técnicas de visão por computador, os estudantes irão adquirir competências sobre sistemas de realidade virtual e realidade aumentada. Estas competências visam não só o desenvolvimento dos software de gráficos de computador, mas também conteúdos ou tecnologias de suporte.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução: dos modelos matemáticos ao ecrã do computador.
Curvas e superfícies
Vistas, perspectivas e projeções.
Transformações homogéneas.
Modelos complexos: Curvas/superfícies paramétricas e malhas poligonais.
Gráficos em computadores pessoais e dispositivos móveis
Evolução histórica e padrões da industria
Programação com OpenGL 4.x e OpenGL/ES
Transformações, projeções, recorte e rasterização
Texturas, materiais
Programando “shaders” com GLSL
Animação, captura de movimento e “keyframes”.
Captura de movimento e animação.
Animação por interpolação.
Malhas poligonais com influência de esqueletos
Realidade Virtual e Aumentada
O ponto de vista do observador.
Capacetes de visualização e caves.
Uso de sensores para estimação do ponto de vista.
Realidade aumentada.
Coerência entre objetos virtuais e o mundo real.
Dos objetos instrumentados ao uso de marcadores.
Técnicas de estimação usadas.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Bibliografia
- Alan Watt, 3D Computer Graphics, Third Edition, Addison-Wesley, 2000.
- Steve LaValle, Virtual Reality, disponivel online em http://vr.cs.uiuc.edu/ (em desenvolvimento).