Programação Orientada para os Objectos
3
2023-2024
01001412
Computação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos avançados de programação procedimental e de estruturas de dados.
Métodos de Ensino
Aplicação; laboratoriais (computacional), nos quais os alunos, têm acesso a um ambiente de programação para o C++ usando-o para a resolução de exercícios práticos.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular visa-se desenvolver a capacidade de modelar problemas computacionais, através de uma metodologia que privilegia a capacidade de abstração e de modularidade, a metodologia de programação orientada para os objetos. Aprendizagem de uma linguagem de programação com características de POO.
As principais competências a desenvolver são: utilização de ferramentas computacionais; capacidade de generalização e abstração; capacidade de formular e resolver problemas; conceção ou utilização de modelos matemáticos para situações reais; argumentação lógica; uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação; iniciativa individual; capacidade de trabalho em equipa; imaginação e criatividade.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceitos fundamentais da Programação Orientada para os Objetos. Classes, objetos, métodos, atributos e mensagens. Relações entre classes. Polimorfismo. Classes Genéricas. A aprendizagem de uma linguagem de programação orientada para os objetos (C++).
Docente(s) responsável(eis)
Pedro Henrique e Figueiredo Quaresma de Almeida
Métodos de Avaliação
Avaliação
Dois Projetos – 40% + Frequência – 60% + Exame – 60%: 100.0%
Bibliografia
G. Booch, Object Oriented Design with Applications, The Bejamin/Cummings Publishing Company, Inc., 1991.
B. Stroustrup, The C++ Programming Language, Addison Wesley Longman, Inc., 1997.
P.P.P. Rodrigues, M. Sousa, Programação em C++, segunda edição, FCA, Editora de Informática LDA, 1998.
B. Stroustrup, Programming: Principles and Practice Using C++, Addison Wesley Longman, Inc., 2009.
P. Quaresma, Programação Orientada para os Objetos (apontamentos da disciplina), 2012