Projeto II

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01016264
Área Científica
Sistemas Digitais e Computadores
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sistemas de Controlo,  Eletrónica, Sinais e Sistemas, Sistemas de Microprocessadores, Programação e Algoritmos, Circuitos Elétricos.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino são fundamentalmente laboratoriais, orientados a projeto, envolvendo orientação tutorial, e supervisão e acompanhamento de projeto de engenharia.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo da UC é melhorar a formação do aluno através do desenvolvimento de competências de realização de projetos de engenharia.Pretende-se familiarizar o aluno com metodologia de projeto de engenharia, procurando desenvolver a capacidade de aplicar e integrar competências adquiridas ao longo do primeiro ciclo de estudos. Através da realização de projetos diferenciados, proporciona-se uma experiência integradora de conhecimentos de engenharia, princípios e processos dentro de um ambiente colaborativo. É ainda objetivo da UC fornecer alguma sensibilização para os conhecimentos a desenvolver no segundo ciclo de estudos.

Além das competências intrínsecas ao projeto de engenharia, pretende-se também desenvolver no aluno competências de cariz transversal como a capacidade de trabalho em equipa, aprendizagem autónoma, raciocínio crítico, organização e sistematização de ideias, análise de requisitos e de soluções e capacidade de aplicação de conceitos de cariz teórico a problemas práticos

Estágio(s)

Não

Programa

Realização de diversos mini-projetos laboratoriais, suportados em microcontroladores ou outros dispositivos físicos, que permitam ao aluno consolidar conhecimento em sistemas de aquisição de dados e processamento de sinal, modelação, atuação e controlo de dispositivos, sistemas de comunicação de dados, arquitetura e redes de computadores, interface com dispositivos e programação em geral.

Será também realizado um projeto integrador numa das áreas de especialidade da Engenharia Electrotécnica e de Computadores, orientado por um ou mais docentes, onde o desenvolvimento de um trabalho em grupo permita avaliar conhecimento em algumas das etapas essenciais do projeto de engenharia: aspetos metodológicos, avaliação de soluções, planeamento e implementação, operacionalização, elaboração de relatórios e apresentação de resultados.

Docente(s) responsável(eis)

Henrique Leonel Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Projecto: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Textbook:: Harvey F. Hoffman, "The Engineering Capstone Course - Fundamentals for Students and Instructors", Springer International Publishing, 2014, ISBN 978-3-319-05897-9, DOI 10.1007/978-3-319-05897-9