Conversão de Energia Elétrica

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01016247
Área Científica
Ciências Fundamentais da Electrotecnia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Circuitos Elétricos e Eletromagnetismo.

Métodos de Ensino

Nesta disciplina, o ensino tem por base aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas, apresentam-se e discutem-se os conceitos e técnicas fundamentais. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos vários problemas típicos de forma analítica, sendo as respetivas soluções, nalguns casos, confirmadas por meio de simulações.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular são desenvolvidas competências básicas para a análise e compreensão do funcionamento de dispositivos eletromagnéticos, circuitos elétricos e/ou magnéticos, transformadores elétricos, técnicas de correção do fator de potência em instalações industriais, sistemas de conversão eletromecânica de energia e máquinas rotativas de corrente alternada e contínua. Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências em análise e síntese, comunicação escrita, resolução de problemas, raciocínio crítico, aprendizagem autónoma e aplicação prática de conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

Revisão das leis básicas do eletromagnetismo. Sistemas de tensão contínua e alternada. Materiais isolantes, condutores e ferromagnéticos. Resistência, indutância e condensador.Efeito de Hall.Efeito pelicular.Ímanes permanentes. Circuitos magnéticos. Indutância própria e mútua. Perdas em materiais condutores e ferromagnéticos. Rendimento de um dispositivo. Modelos térmicos aproximados para dispositivos eletromagnéticos.Constituição, princípio de funcionamento e circuito equivalente de transformadores e autotransformadores. Modos de ligações dos transformadores trifásicos. Correção do fator de potência em instalações industriais. Princípios de conversão eletromecânica de energia com movimento linear e rotativo. Constituição e princípio de funcionamento das máquinas rotativas de corrente alternada síncronas e assíncronas. Constituição, princípio de funcionamento, circuito equivalente, principais curvas características das máquinas de corrente continua com diferentes tipos de excitação

Docente(s) responsável(eis)

Fernando José Teixeira Estêvão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Frequência: 100.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

B. S. Guru, H. R. Hiziroglu, “Electric Machinery & Transformers”, Oxford Univ. Press, 3rd Ed., 2000.

S. Chapman, Electric Machinery Fundamentals, 5th Ed., McGraw-Hill, 2011.

A. Fitzgerald, C. Kingsley, S. Umans, Electric Machinery, 6th Ed., McGraw-Hill, 2002.

W. H. Hayt, “Engineering Electromagnetics”, 8th Ed., McGraw-Hill, 2011.

Slides disponibilizados pelo responsável da unidade curricular