Projeto I

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
01016236
Área Científica
Sistemas Digitais e Computadores
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Laboratório de Sistemas Digitais; Programação de Computadores; Estruturas de Dados e Algoritmos; Laboratório de Electrotecnia e Circuitos; Sistemas de Microprocessadores

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino adquirem natureza prática, sendo fundamentalmente do tipo laboratorial, orientados a projeto, envolvendo orientação do tipo tutorial, com acompanhamento e supervisão de projeto de engenharia.

Aulas exclusivamente laboratoriais:

- Numa fase inicial suportadas por slides e estudo de manuais e capítulos de livros;

- Em todas as aulas laboratoriais realizando e avaliando trabalhos práticos com grau de dificuldade crescente e esclarecendo dúvidas (miniprojectos – 30%, projeto integrador40%, Testes laboratoriais -30%).

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular (UC) tem como objetivo principal o desenvolvimento e aquisição de competências sobre realização de projetos de engenharia eletrotécnica e de computadores. Esta UC pretende introduzir, pela primeira vez no plano curricular, metodologias de desenvolvimento de projeto em engenharia, através da aplicação de conceitos obtidos ao longo da primeira metade do 1º ciclo de estudos. A UC  permite integrar, de forma colaborativa, conhecimentos sobre teoria de circuitos, eletrónica, linguagens de programação e sistemas de computação. Adicionalmente, o aluno é confrontado com a necessidade de realizar trabalho colaborativo em equipa, analisar e identificar problemas, estudar requisitos e sistematizar soluções, bem como de desenvolver o necessário espírito e raciocínio críticos que permitam aplicar conceitos teóricos na resolução de problemas práticos. A UC pretende ainda desenvolver competências de comunicação, incentivando novas formas de apresentação de conteúdos.

Estágio(s)

Não

Programa

Realização de um conjunto de mini-projetos laboratoriais, suportados por microprocessadores, microcontroladores e/ou outros dispositivos de uso genérico (tipo Arduino), que permitam ao aluno adquirir de forma rápida conhecimentos sobre aquisição de dados nos formatos analógico e digital, funcionamento de sensores e grandezas, processamento e comunicação de dados, controlo de dispositivos eletrónicos, interfaces com dispositivos diversos, arquiteturas de computadores e programação em geral;

Realização de um projeto final, de carácter abrangente e integrador, que exija um conjunto alargado de conhecimentos em áreas da engenharia eletrotécnica e de computadores, orientado por um ou mais docentes, e que permita avaliar os seguintes aspetos de um contacto inicial com a engenharia de projeto: análise de problemas, aferição de soluções, propostas de metodologia de trabalho, análise de dados, escrita de relatórios sucintos e apresentação de resultados.

Docente(s) responsável(eis)

Gabriel Falcão Paiva Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

1. Slides introdutórios às primeiras aulas laboratoriais.

2. URL: https://www.arduino.cc/, 2016.

3. Brian W. Kernighan, Dennis M. Ritchie (1988), The C Programming Language, Prentice Hall, 2nd ed.

4. Frank Vahid (2010), Digital Design, John Wiley and Sons, 2nd ed.

5. John Wakerly, (2005), Digital Design Principles and Practices, Prentice Hall, 4th ed.