Laboratório de Circuitos e Simulação

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
01016219
Área Científica
Ciências Fundamentais da Electrotecnia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Programação de Computadores; Álgebra Linear e Geometria Analítica; Análise Matemática I 

Métodos de Ensino

As aulas funcionam em dois modos distintos: aulas magistrais teorico-práticas com os alunos concentrados em uma única turma onde são lecionadas as unidades de conhecimento básicas, e aulas de laboratório com os alunos divididos em turmas de 15 a 20 alunos. Nestas aulas, os alunos onde colocam em prática os conhecimentos adquiridos nas teorico-práticas através de trabalhos experimentais e de simulação

Resultados de Aprendizagem

A presente unidade curricular (uc) pretende proporcionar aos alunos formação fundamental sobre elementos de circuitos elétricos e sobre conceitos essências de análise de circuitos. Esta formação é complementada com uma introdução às aplicações informáticas de MATLAB e Simulink, que serão usadas neste contexto como ferramentas de simulação de circuitos elétricos.

  Para além da formação teórico-prática, esta uc pretende dotar os alunos de formação experimental relevante adequada tanto ao nível da instrumentação laboratorial de medida e visualização de medidas elétricas, assim como nas técnicas elementares de análise de circuitos elétricos.

  De esta maneira, procura-se facultar aos alunos de noções imprescindíveis para o sucesso em outras unidades curriculares que dependem destes conhecimentos. 

Estágio(s)

Não

Programa

Noção e carga elétrica, corrente elétrica, tensão, energia e potência. Elementos de um circuito elétrico. Resistência elétrica e Lei de Ohm. Leis de Kirchhoff. Circuitos resistivos simples. Associação em série e em paralelo de resistências. Circuito divisor de tensão. Circuito divisor de corrente. Mediação de tensões e correntes. Instrumentos de medida: amperímetro, voltímetro e ohmímetro. Circuitos equivalentes estrela-triângulo. Transformação de fontes. Circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton. Máxima transferência de potência. Teorema da sobreposição. Indutâncias e capacitâncias. Associações em série e em paralelo. Conceitos básicos de MATLAB: Funções, Operações sobre matrizes, estruturas de decisão e programação, gráficos, resolução de sistemas lineares de equações. Análise DC com recurso a MATLAB.

Simulação com Simulink e Simscape de circuitos elétricos contendo resistências, bobines e condensadores.

Docente(s) responsável(eis)

Tony Richard de Oliveira de Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Mini Testes: 40.0%
Exame: 45.0%

Bibliografia

Santos, J. B. (1997) - Análise de Circuitos Eléctricos, Minerva

Nilsson, J. W. (2008) – Electric Circuits, 8th ed., Pearson Prentice Hall.

Morais, V.; Vieira, C. (2006) - Matlab 7 & 6 Curso Completo, FCA

Matsumoto, É. Y. (2002), Simulink 5: Fundamentos, Editora Érica.