Atelier de Projeto Coimbra: Arqueologia e Projeto do Território

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034951
Área Científica
Projecto de Arquitectura, Paisagem e Arqueologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Todas as unidades curriculares ao nível de mestrado em arquitetura e arqueologia.

Conhecimentos históricos e teóricos de ordenamento do território e do urbanismo. 

Competências em análise, síntese, organização e planeamento estratégico.

Métodos de Ensino

Aulas práticas de desenvolvimento de um projeto, com apoio tutorial ao trabalho no estirador: em grupo, numa primeira fase de debate estratégico; partilhado, numa segunda fase, aprofundando os conceitos teóricos e as metodologias debatidas coletivamente. Aulas teórico-práticas com exposição detalhada dos conceitos, princípios e teorias fundamentais de intervenção em áreas patrimoniais, recorrendo a meios audiovisuais. Viagens e visitas de estudo às áreas de intervenção e lugares significativos do ponto de vista das intervenções e/ou patrimonial.

Ênfase na construção do processo de projeto.

Resultados de Aprendizagem

A Unidade Curricular "Arqueologia e projecto do território" é uma disciplina de projeto de arquitetura e arqueologia, realizada com base num exercício de projeto construído coletivamente sobre um determinado sítio arqueológico, paisagístico ou urbano. Esta UC fornece materiais para a tese final de mestrado, pelo aprofundamento de estratégias de intervenção, estudos de caso, boas práticas, e reflexão crítica no desenvolvimento do argumento projetual.

Nesta unidade, as competências a desenvolver centram-se na compreensão da profissão de arquiteto e arqueólogo e do seu papel transformador na sociedade através da elaboração de projetos que consideram os fatores patrimoniais e sociais, o desenvolvimento da capacidade técnica que permite interpretar os contextos de intervenção e conceber intervenções que satisfazem as exigências técnicas, sociais, regulamentares e na sua integração nos planos de preservação patrimonial, e aprofundamento da capacidade de comunicação pelo projeto.

Estágio(s)

Não

Programa

"Arqueologia e projecto do território" relaciona determinadas tipologias arquitetónicas com a evolução histórica de determinadas morfologias urbanas, através de estudos de arquitetura e arqueologia.

Nesta disciplina, os alunos, integrados em grupos de trabalho, desenvolvem uma estratégia geral de intervenção que deve considerar o suporte geográfico, topográfico, orográfico e arqueológico da área, a sua evolução histórica, o papel das preexistências arquitetónicas assim como o enquadramento das políticas patrimoniais existentes e os programas arquitetónicos e arqueológicos a desenvolver.

Num segundo momento, os alunos abordam individualmente um sector particular da área de intervenção evidenciando o tema do trabalho e aprofundando as diferentes escalas do projeto urbano, arqueológico e arquitetónico, dando particular relevância ao carácter processual do projeto.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

BANDARIN, F. & van Oers, R. (eds) (2015) Reconnecting the City. The Historic Urban Landscape Approach and the Future of Urban Heritage. Oxford: Wiley Blackwell.

CORBOZ, A. (2001) Le territoire comme palimpseste et autres essays. Besançon: Les Éditions de l’Imprimeur.

GIZZI, S. (2011) “Il tratamento architettonico dei ruderi” in DIAS, L. T. & Alarcão, P. (org) Interpretar a Ruína, contribuições entre campos disciplinares. Porto: FAUP publicações.

MURATORI S., Bollati R., Bollati S., Marinucci G. (1963) Studi per una operante storia urbana di Roma. Roma: Centro Studi di Storia Urbanistica.

PROVIDÊNCIA, J. P. (org) (2016) Conimbriga – Interpretação do Sítio Arqueológico pelo Projecto de Arquitectura. Coimbra: E|Darq.

PROVIDÊNCIA, J. P. (2015), "City readings and urban mappings: The city as didactic instrument", in N. Duxbury, W.F. Garrett-Petts, and D. MacLennan (org), Cultural Mapping as Cultural Inquiry. New York: Routledge Books.

ROSSI, A. (1977) The Architecture of the City. MIT Pres