Narrativas do Restauro

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034938
Área Científica
Cultura de Arquitectura, Paisagem e Arqueologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais de arquitectura e arqueologia.

Métodos de Ensino

A prossecução dos objectivos e conteúdos programáticos traçados consubstanciar-se-á mediante a realização de aulas de índole informativa e formativa. Em síntese, confrontar-se-á directamente os alunos com dissemelhantes, mas reconhecidos, princípios, projectos e intervenções no espaço construído português e internacional, com certeza integrados nos itinerários desenhados para cada um dos referidos módulos disciplinares.

Resultados de Aprendizagem

À luz da experiência portuguesa e dos casos internacionais a apresentar no ciclo de conferências desta unidade curricular, o aluno deverá compreender e desenvolver uma perspectiva crítica sobre diferentes Narrativas do Restauro, designadamente no que respeita às relações que se estabelecem entre a paisagem, o ambiente construído e arqueológico e, ainda, a apetecida musealização do espaço. Em síntese, cada aluno deverá ser capaz de:

1. Debater os princípios de intervenção no espaço construído, seja numa perspectiva da arquitectura, ou da arqueologia;

2. Caracterizar e discutir as diferentes metodologias de intervenção no espaço construído, considerando as referidas áreas disciplinares;

3. Compreender e abraçar a coordenação de projectos de intervenção no espaço construído, em particular, tendo em conta aqueles que se circunscrevem em áreas arqueológicas.

Estágio(s)

Não

Programa

A presente unidade curricular será organizada tendo em consideração três módulos temáticos complementares, aos quais corresponderão o mesmo número de aulas. O primeiro destes módulos, observará preferencialmente como objecto de estudo diferentes teorias e práticas de intervenção no património construído, entendidas numa perspectiva histórica, mas, também, contemporânea. Num segundo momento, estimar-se-á este contexto, necessariamente alargado à paisagem como valor cultural e patrimonial, à luz da investigação e das boas práticas produzidas pela área da arqueologia. Por fim, dar-se-á corpo às Narrativas do Restauro aquilatando distintos projectos de museografia, decerto contemplados sob uma perspectiva própria, mas, de igual modo, fazendo parte de programas de intervenção no espaço construído mais abrangentes.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Breve ensaio: 100.0%

Bibliografia

CAPUANO, Alessandra (Eds.) (2014). Paesaggi di Rovine / Paesaggi Rovinati. Macerata: Quodlibet.

CHOAY, Françoise (1992). L'allégorie du patrimoine. Paris: Seuil.

CONFORTI, Claudia; SPIRITO, Gianpaola (Eds.) (2015). "Poesia e tecnica nel restauro". Rassegna di Architettura e Urbanistica, 145. Roma: Sapienza Inuversità di Roma.

CORREIA, Luís Miguel (2016). Monumentos, Território e Identidade no Estado Novo: Da definição de um projecto à memorização de um legado (Dissertação de doutoramento, Universidade de Coimbra).

FIGUEIRA, Jorge; LOBO, Rui; GONÇALVES, Adelino; MONIZ, Gonçalo Canto (Eds.) (2015). "A questão do património / The built heritage debate". Joelho: Revista de Cultura Arquitectonica, 6. Coimbra: e|d|arq.

JOKILEHTO, Jukka (1999). A History of Architectural Conservation. Oxford, England; Boston: Butterworth-Heinemann.

PROVIDÊNCIA, Paulo (Eds.) (2016). Conímbriga: Interpretação do sítio arqueológico pelo projecto. Coimbra: e|d|arq.