Metodologias de Investigação

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034927
Área Científica
Metodologias de Arquitectura, Paisagem e Arqueologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua inglesa, conhecimento básico dos instrumentos e métodos de investigação em Arquitectura ou em Arqueologia.

Métodos de Ensino

O curso irá desenvolver um método de ensino à distância que será obrigatório para todos os estudantes do mestrado.

As quatro universidades do consórcio vão partilhar uma plataforma de e-leaning. A plataforma de e-learning irá permitir manter os docentes e os estudantes actualizados sobre os conteúdos desenvolvidos por cada universidade.

A plataforma é fundamental porque permite que os docentes acompanhem a progressão dos estudantes, que poderão sempre revisitar as aulas.

O curso será estruturado com aulas filmadas e com aulas interactivas de debate e acompanhamento dos trabalhos práticos.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular tem por finalidade apresentar um conjunto de tópicos de investigação utilizados no campo da arquitectura e da arqueologia, com o objectivo de adequar os meios disponíveis aos objectivos a alcançar em termos de investigação abordando, com essa finalidade, as seguintes temáticas: 

1. A investigação científica e a especificidade da arquitectura e da arqueologia;

2. Diferenças e convergências entre investigação teórica e investigação pelo projecto

3. Formulação de objectivos e levantamento de problemáticas;

4. Identificação da metodologia e tipos de investigação: regras e modelos; 

5. Critérios para a elaboração do plano de investigação;

6. Construção do enquadramento teórico e da estrutura de investigação

7. Caracterização dos instrumentos de investigação da arquitectura e da arqueologia: o desenho e o trabalho de campo;

8. Tratamento de fontes primárias e secundárias: registo, arquivo, sistematização e recuperação de informação;

9. Definição da estratégia.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa inclui a abordagem de diversos métodos de investigação em arquitectura e arqueologia:

•          O método científico e as suas implicações disciplinares, teóricas e filosóficas;

•          As relações do projeto-construção com a teoria e história da arquitectura e da arqueologia;

•          A investigação bibliográfica, o trabalho de campo e a dimensão laboratorial em estudos de arquitectura e arqueologia;

•          A investigação pelo projecto: metodologias e ferramentas;

•          O desenho como instrumento de investigação da arquitectura e da arqueologia.

Esta Unidade Curricular desenvolve uma abordagem sistematizada aos tópicos anteriormente listados, nos seguintes Módulos de Ensino: 

•          Fontes documentais;

•          Método de investigação pelo Projecto de Arquitectura e Arqueologia;

•          Instrumentos de Investigação;

•          Escrita académica e tradução em Arquitetura e Arqueologia.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participation in the course (lectures and debate sessions): 40.0%
Team work (Critic to a master or phd thesis) : 60.0%

Bibliografia

Borden, I. - Rüedi, K. (2000) The Dissertation. An architecture Student’s Handbook, London, Architectural Press.

Eco, U. (2015) How to Write a Thesis. Cambridge (MA): MIT Press.

Findeli, A. (2004) “La recherche-projet: une méthode pour la recherche en design”. Proceedings of Symposium recherche sur le design, Bâle, Suisse.

Frayling, C. (1993) Research in art and design. Royal College of Art Research Papers series, 1(1).

Grand, S., & Jonas, W. (2012) Mapping Design Research, Positions and Perspectives. Berlin, Basel: Birkhäuser. http://www.degruyter.com/view/product/202693

Groat, L. & Wang, D. (2013) Architectural Research Methods. New Jersey: John Wiley & Sons.

Hillier, B. & Hanson, J. (1989) The Social Logic of Space. Cambridge: University of Cambridge Press.

Krüger, M. J. T. (2001) “A Arte de Investigação em Arquitectura”, ECDJ, n.º 5, pp. 22- 39.

Margolin, V. (2002) “A “Social Model” of Design: Issues of practice and research. Design Issues, #18.