Análise e Interpretação: Aspectos Históricos e Metodológicos

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034905
Área Científica
Cultura de Arquitectura, Paisagem e Arqueologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais de arquitectura e arqueologia.

Métodos de Ensino

Apresentação documentada, discussão, avaliação de material visual, revisão crítica da literatura. Uma versão curta de todas as aulas e apresentações será filmada, transcrita e carregada numa plataforma on-line como conteúdo programático e bibliografia relevantes. A versão completa das mesmas será apresentada e discutida face a face na sala de aula e será seguida de uma revisão crítica da literatura. Além disso, o ensino no local, leia-se em sítios arqueológicos, será realizado por arqueólogos, membros associados, e por outras instituições responsáveis por cada espaço.

Resultados de Aprendizagem

Esta  Unidade Curricular tem por objectivo fornecer informação teórica sobre interpretação e análise de sítios arqueológicos através da introdução de alguns instrumentos de registo, documentação e análise. Estes objectivos desenvolvem as seguintes competências: 

a) Compreensão e capacidade de aplicação de teorias e métodos de análise, registo e documentação de sítios arqueológicos.

b) Conhecimento da história e da arqueologia de Atenas, seus sítios arqueológicos e monumentos históricos.

c) Familiaridade com a pesquisa arqueológica relizada actualmente em Atenas.

d) Desenvolvimento de competências na interpretação dos sítios arqueológicos e no questionamento dos modelos culturais subjacentes à actividade arqueologica.

Estágio(s)

Não

Programa

O objetivo desta unidade curricular é duplo: primeiro, proporcionar aos alunos o conhecimento teórico e as competências técnicas necessárias para analisar, documentar e interpretar os sítios arqueológicos urbanos; E, em segundo lugar, familiarizá-los com a arqueologia de Atenas e os sítios arqueológicos, que, em conjunto, oferecerão os temas dos seus projectos. Após uma introdução geral à história do urbanismo e seu significado na sociedade humana, certas teorias contemporâneas e métodos de mapeamento, ou seja leitura e interpretação do tecido urbano, serão expostos. Então, uma série de aulas e comunicações sobre a Akropolis, a Ágora Antiga, os Kerameikos e outros locais irão lidar com a organização do espaço público, doméstico, religioso e funerário em Atenas, do período Pré-histórico ao Medieval. Por fim, distintos professores especializados na pesquisa arqueológica de Atenas fornecerão uma visão geral do trabalho de campo desencadeado pela construção do metro metropolitano.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Breve ensaio: 100.0%

Bibliografia

Camp, J. M. (2004). The Archaeology of Athens. New Haven, CT: Yale University Press.

Greco, E. et al. (2010-). Topografia di Atene: Sviluppo urbano e monumenti dalle origini al III secolo d.C., vols. 1-8. Athens: Scuola archeologica italiana.

Iakovidis, S. E. (2006). The Mycenaean Acropolis of Athens. Athens: Archaeological Society.

Karidis, D. N. (2014). Athens from 1456 to 1920: The Town under the Ottoman Rule and the 19th century Capital City. Oxford: Archaeopress.

Korres, M., Bouras, Ch., eds. (2003). Athens: From the Classical Period to the Present Day. New Castle, DE: Oak Knoll Press.

Miles, M. M., ed. (2015). Autopsy in Athens: Recent Archaeological Research on Athens and Attica. Oxford: Oxbow Books.

Stampolidis, N., Parlama, L., eds. (2001), Athens: The City Beneath the City: Antiquities from the Metropolitan Railway Excavations. Athens: Harry N. Abrams.

Tobin, J. L. (1997). Herodes Attikos and the city of Athens. Amsterdam: Brill.