Intervenções Contemporâneas: Teorias e Práticas

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034880
Área Científica
Técnicas de Arquitectura, Paisagem e Arqueologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais em arquitectura e arqueologia.

Métodos de Ensino

Apresentação documentada, discussão, avaliação de material visual, revisão crítica da literatura. Uma versão curta de todas as aulas e apresentações será filmada, transcrita e carregada numa plataforma on-line como conteúdo programático e bibliografia relevantes. A versão completa das mesmas será apresentada e discutida face a face na sala de aula e será seguida de uma revisão crítica da literatura. Em simultâneo, os alunos terão os seus próprios blogs, onde poderão publicar documentação relevante. Essas informações serão compartilhadas e discutidas por todos os participantes.

Resultados de Aprendizagem

a) Conhecimento das ferramentas de avaliação e interpretação da paisagem arqueológica em todos os níveis: construído / físico, económico, social e cultural.

b) Compreensão e capacidade de aplicação de teorias e métodos de intervenção contemporâneos.

c) Gestão e organização de sítios arqueológicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta uc pretende facultar meios teóricos com vista a intervenções contemporâneas. Oferece ferramentas para a avaliação e interpretação da paisagem arqueológica em todos os níveis: construído / físico, económico, social e cultural. Os conceitos são desenvolvidos como ferramentas hermenêuticas do passado e como meios para intervenções no futuro. É salientado o valor da memória coletiva como património intangível. Neste contexto geral, o "urbanismo paisagístico" é reavaliado e a identidade histórica é vista como ambiente físico e, paralelamente, como meio de desenvolvimento sustentável. A área metropolitana de Atenas apresenta-se como um exemplo paradigmático excepcional, em razão de uma atitude de pesquisa tão complexa. O que oferece é a possibilidade de criação de uma rede de referências anteriormente fragmentadas, que possam estar relacionadas a um "hipertexto" físico e virtual global. Esta unidade abordará a protecção dos sítios arqueológicos, sua gestão e organização.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Breve ensaio: 70.0%

Bibliografia

Loukaki, A. (2008). Living Ruins, Value Conflicts. Aldershot: Ashgate Publishing.

Bandarin F.,  Van Oers, R. (2012). The Historic Urban Landscape: Managing Heritage in an Urban Century. Chichester: Wiley-Blackwell.

Bandarin F.,  Van Oers, R. (eds). (2014). Reconnecting the City: The Historic Urban Landscape Approach and the Future of Urban Heritage. Chichester: Wiley-Blackwell.

Demiri, K. (2013). New architecture as an infill in historical context. Arhitektūra un Pilsētplānošana (Architecture and Urban Planning) 7. doi: 10.7250/aup.2013.005.

Ganiatsas, V. (1992). Modernity and Tradition as Aesthetic Values in Architecture: A Hermeneutical Approach. In: Proceedings of the 12th International Congress on Aesthetics. Madrid.

Ginsberg, R. (2004). The Aesthetics of Ruins. Amsterdam: Rodopi.