Design Studio Atenas: Arqueologia no Contexto do Tecido Urbano

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034874
Área Científica
Projecto de Arquitectura, Paisagem e Arqueologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais em arquitectura e arqueologia

Métodos de Ensino

Os estudantes vão trabalhar em atelier de projeto durante o tempo letivo, com o acompanhamento crítico de pares e dos tutores. Irão desenvolver trabalhar colaborativo em equipas de arquitetos e arqueólogos. A visita ao local do projeto é acompanhada pelo registo em vídeo e/ou fotografias do local, e desenhos de mapeamento. A interpretação do sítio acontece paralelamente à definição de estratégias de intervenção. A proposta de projeto é o resultado da disposição acima referida.

Resultados de Aprendizagem

Demonstrar a capacidade de análise, avaliação crítica, e aplicação de conteúdos académicas relevantes à projectação de uma intervenção arquitectónica contemporânea numa área arqueológica.

Desenvolvimento de novas estratégias, a diferentes escalas de intervenção, de forma a cerzir os sítios arqueológicos fragmentados ao tecido urbano contemporâneo e à vida pública. Desenvolvimento de várias tipologias de mediação entre sítios seleccionados e a cidade - através da elaboração da noção de “medeação” e das suas interpretações projetuais, pode-se alcançar novas relações ente a cidade e os sítios arqueológicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Os sítios arqueológicas, no tecido urbano da cidade de Atenas, são cercados e conservados como ruínas impedindo a articulação com o meio urbano circundante. Ajustaposição de diferentes temporalidades cria uma espacialidade fragmentada e complexa, estratificada sobre precedentes históricos invisiveis.

Os sítios arqueológicos serão abordados no âmbito do contexto urbano alargado. A forma física dos sítios, a sua organização espacial e conexões, as suas características naturais em relação à topografia antiga e actual, e as características paisagísticas, serão estudadas e interpretadas. A principal ênfase do projecto reside no redesenho dos limites do tectido urbano em relação ao sítio arqueológico na área hsitórica central de Atenas. Uma tipologia de diversos tipos de fronteiras permitirão não apenas a conexão em rede de diversas áreas da cidade através do movimento pedonal, mas também poderão ser experienciadas como ‘areas’de transição em vez de ‘linhas’ de segregação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Ammerman, A.J., (1996). The Eridanos valley and the Athenian Agora, American Journal of Archaeology 100, 699-715.

Angelakis A. N., L. W. Mays, D. Koutsoyiannis, (2012). Evolution of Water Supply Through the Millennia. London & New York: IWA Publishing.

Camp, J. M.  (1996). Excavations in the Athenian Agora: 1994 and 1995, Hesperia 65, 231-261.

Knigge, U. (1991). The Athenian Kerameikos. History, Monuments, Excavations. Athens: Krene Editions.

Travlos, J. 1981. Athens after the Liberation: Planning the New City and Exploring the Old,  Hesperia 50, 391-407. http://ascsa.net/research?v=default

Deutsches Archaeologisches Institut.  Kerameikos. Ergebnisse der Ausgrabungen, vol 1