Viagem de Estudo às áreas Arqueológicas de Pompeia e Campos Flegrei

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034863
Área Científica
Projecto de Arquitectura, Paisagem e Arqueologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura em arquitectura ou arqueologia.

Métodos de Ensino

Os alunos serão guiados por especialistas na Viagem de Estudo, através de um itinerário "no tempo". A observação e o conhecimento directo dos sítios arqueológicos são aspectos cruciais para entender como o projecto arquitetónico e urbano os pode transformar. Os alunos são incentivados a registar num diário gráfico as suas observações, permitindo a produção pessoal de materiais utilizáveis em contextos futuros de projeto e reflexão.

Resultados de Aprendizagem

O objectivo da Viagem de Estudo é assegurar que os alunos tenham contacto direto com os sítios arqueológicos de Pompeii e Campi Flegrei. Em primeiro lugar, os alunos observarão os lugares e as suas especificidades, bem como as atividades de escavação e preservação, e as diferentes realidades e problemas que revestem cada sítio arqueológico. Pesquisa e estudo de campo permitirão desenvolver competências específicas orientadas para a compreensão do contexto físico e topográfico das áreas de intervenção, contextualizar os problemas singulares. O conhecimento alcançado durante a viagem de estudo será importante para o futuro workshop e para o eventual desenvolvimento da tese.

Estágio(s)

Não

Programa

A viagem será cumprida em várias visitas aos sítios arqueológicos de Pompeii, Puzzuoli, Baia, Cuma e Miseno. Os alunos serão introduzidos na realidade específica dos lugares, a fim de terem a oportunidade de compreender aspectos importantes para as atividades de projecto. A viagem permitirá entrar em contacto com os diversos sítios arqueológicos, com os seus personagens e problemas e, a par, com os acontecimentos históricos que, ao longo do tempo, mudaram o layout dos lugares.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 100.0%

Bibliografia

Picone R. (a cura di) (2013). Pompei Accessibile. Per una fruizione ampliata del sito archeologico/Accessible Pompeii. For an extended fruition of the archaeological site, "L'Erma" di Bretschneider, Roma.

Di Liello S. (2005), Il paesaggio dei Campi Flegrei. Realtà e metafora, Electa Napoli.

Gialanella C. (2003), Nova antiqua Phlegraea. New archaeological treasures from the Phlegrae an fields, Electa Napoli.

Alisio G. C. (a cura di) (1995), Campi Flegrei, Franco Di Mauro ed., Napoli.

Di Liello S. (1993), Acque, fuoco, miti: momenti dell'iconografia dei Campi Flegrei dal termalismo medievale alla stagione del Grand Tour in V. Cardone, L. Papa (a cura di), L'identità dei Campi Flegrei, Napoli, pp. 39-56.