Workshop de Projeto Nápoles: Sítios Arqueológicos e Contexto Urbano

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034852
Área Científica
Projecto de Arquitectura, Paisagem e Arqueologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura em arquitectura ou arqueologia.

Métodos de Ensino

O workshop incluirá actividades muito diferenciadas: comunicações teóricas, pesquisas e trabalhos práticos. As actividades do workshop são interdisciplinares e incluem um confronto directo com a superintendência arqueológica de Pompeii e Herculaneum.

Resultados de Aprendizagem

O workshop é um momento de consolidação e aferição dos conteúdos teóricos adquiridos durante o primeiro semestre, como sejam, a realização de novas capacidades estreitamente relacionadas com a acção de campo e o desenvolvimento de uma metodologia que se pode encontrar nas atividades laboratoriais subsequentes e na  pesquisa dos temas da tese. O objetivo do workshop é, portanto, desenvolver novas competências através de actividades teóricas, experimentais e visitas directas aos casos de estudo, em estreita relação com as escavações, o restauro, o paisagismo, a integração urbana e a melhoria das acessibilidades.

Estágio(s)

Não

Programa

O workshop centra-se no tema "Pesquisa Arqueológica e Programa Arquitetónico da cidade de Pompeii", e desenvolve-se através dos seguintes temas de projecto:

a) relações da cidade arqueológica com o exterior (ao norte com a paisagem agrícola, ao sul com espaços públicos residuais, a oeste com infra-estruturas, a leste com a cidade consolidada);

b) relações internas dentro da cidade arqueológica (escavações planeadas e em andamento, restauros implementados ou concluídos, atividades de consolidação e restauro da paisagem, intervenções para melhorar a acessibilidade e facilidade de uso);

c) relações específicas com a ruína arqueológica (intervenções em artefatos realizados em sua dimensão física e significado, a serem valorizadas).

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Projecto: 70.0%

Bibliografia

Linazasoro  Jose-Ignacio, La memoria dell’ordine. I paradossi dell’architettura moderna, LetteraVentidue, 2015.

Barbanera M. (a cura di), Relitti riletti, Bollati Boringhieri, Torino 2011.

Linazasoro  Jose-Ignacio, Rovine, In Ricomporre la rovina, 17, Edited by Andrea Ugolini, Florence: Alinea, 2010.

R. Francovich e D. Manacorda (a cura di), Dizionario di archeologia. Temi, concetti e metodi, Roma-Bari, Editori Laterza, 2009.

Ricci Andreina, Attorno alla nuda pietra, Rome: Donzelli Editore, 2006.

Franco C., Massarente A., Trisciuoglio M. (a cura di), L’antico e il nuovo. Il rapporto tra città antica e architettura contemporanea, UTET Libreria, Torino 2002.

Manieri Elia M., Topos e progetto. Temi di archeologia urbana a Roma, Gangemi Editore, Roma 1998.