Estatística Computacional

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01001365
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Estatística.

Métodos de Ensino

O ensino é realizado em sessões práticas lecionadas no laboratório informático. A par das aulas, os alunos vão desenvolvendo, em grupos de 2 ou 3, um projeto computacional de análise estatística de um conjunto de dados. Este projeto inclui a produção de um relatório escrito que deve ser apresentado oralmente pelos estudantes. A participação ativa dos estudantes nas aulas, o trabalho individual e em grupo e o aproveitamento do horário de atendimento do professor devem ser fortemente incentivados.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta disciplina é preparar os estudantes para tratar, analisar e retirar informação de factos estatísticos observados. Pretende-se que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos que adquiriram na disciplina de Estatística clássica e que alarguem os seus conhecimentos a outros temas de Estatística, que serão tratados numa vertente mais prática. Com o recurso ao software estatístico SPSS, serão tratados conjuntos de dados estatísticos reais e também simulados. As principais competências a desenvolver são: capacidade de cálculo; competência na utilização de ferramentas computacionais; conhecimento de resultados matemáticos; capacidade de formular e resolver problemas; conceção ou utilização de modelos matemáticos para situações reais;  iniciativa individual; capacidade de trabalho em equipa; capacidade de aprendizagem autónoma; espírito crítico.

Estágio(s)

Não

Programa

Análise exploratória de dados. Distribuições de probabilidade. Associação e regressão. Breve referência a técnicas de amostragem. Estimação pontual e intervalar. Testes paramétricos e não paramétricos. Inferência em modelos de regressão. Análise da variância.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Tavares Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame (85%) ou Frequência (85%) + Projecto (15%): 100.0%

Bibliografia

A. Field, Discovering Statistics Using SPSS, Sage Publications, 2005

 

D. S. Moore, G. P. McCabe, Introduction to the Practice of Statistics, W. H. Freeman and Company, 2006

 

D. Pestana, S. Velosa, Introdução à Probabilidade e à Estatística, Fundação Calouste Gulbenkian, 2002

 

M. J. Norusis, SPSS 16.0 Guide to Data Analysis, Prentice-Hall, 2008