Fundamentos Moleculares e Celulares do Envelhecimento

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
01016191
Área Científica
Unidades Curriculares Opcionais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos: A frequência desta unidade curricular pressupõe a aquisição de conhecimentos de Bioquímica, Biologia e Fisiologia sendo por isso desejável a aprovação nas disciplinas de Biomatemática (Bioestatística), Bioquímica I e II, Biologia Celular e Molecular I e II e Fisiologia I.

Aptidões e atitudes

Línguas: capacidade de compreensão e expressão, não só da Língua da Portuguesa, como de Língua Inglesa, para consulta, seleção e processamento da informação bibliográfica.

Tecnologias de Informação: capacidade de utilização de recursos informáticos para aceder à Internet para pesquisa bibliográfica e manipulação de software para organização de comunicações orais.

Atitudes: motivação pelo tópico em estudo, capacidade de estudo autónomo, disponibilidade para aprendizagem contínua e interativa com colegas e docentes, capacidade de trabalho em grupo.

Métodos de Ensino

Misturar-se-ão 3 estratégias para maximizar a apreensão dos conceitos nucleares: 1) aulas teóricas para sistematizar conceitos; 2) aulas teóricas-praticas centrados na discussão em grupo para manipular conceitos; 3) 1 seminário com um convidado para aplicar conceitos a um problema do idoso. A primazia dada à participação do discente no processo de aprendizagem tem por objetivo adicionar desenvolver competências como: 1) aplicação de conhecimentos na resolução de problemas; 2) capacidade de autoaprendizagem; 3) trabalho em grupo; 4) pesquisa e avaliação crítica de informação científica.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular (UC) tem por objetivo ensinar ao futuro médico as características fisiológicas particulares do processo do envelhecimento de forma a que identifiquem as alterações inerentes a esta faixa etária, que prefaz 16% da população mas 32% dos atendimentos hospitalares. Esta UC não deve ser confundida com uma UC de Geriatria, visto que o foco não é a intervenção sobre o idoso mas sim as modificações moleculares e fisiológicas que definem uma diminuição da janela alostática e maior vulnerabilidade no idoso. São 3 os objetivos prioritários:

1) compreender processos moleculares, metabólicos e de coordenação de sistemas que diminuem de eficiência com o envelhecimento

2) identificar a singularidade de características moleculares e fisiológicas do idoso para a futura prática clínica

3) integrar verticalmente os conhecimentos adquiridos nas UC de Bioquímica,  Fisiologia e Biologia Celular e Molecular e dar suporte a UC de Fisiopatologia, Farmacologia e UC clínicas.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta Unidade Curricular pretende realçar a importância de considerar a singularidade e heterogeneidade das características moleculares e fisiológicas do idoso, contribuindo para sensibilizar os futuros médicos para o cuidado particular na avaliação e tratamento do idoso.

A unidade curricular está organizada para transmitir os seguintes conceitos:

1) Abordagem da  evolução sociodemográfica e importância socioeconómica na dificuldade de estudar indivíduos idosos

2) O processo de envelhecimento nos vários níveis de complexidade (genética, celular, e de sistemas)

3) Modificações fisiológicas e bioquímicas associadas com o envelhecimento em vários sistemas de modo a compreender a diminuição alostática com o envelhecimento

4) Modificações alostáticas no envelhecimento e a sua relacão com a maior suscetibilidade à doença

5) Modificações do processo de envelhecimento que antecipam diferentes perfis fármaco-cinéticos e -dinâmicos e obrigam a uma reflexão da terapêutica diferenciada no idoso.

Docente(s) responsável(eis)

Rodrigo Pinto Santos Antunes Cunha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 10.0%
Resolução de problemas: 25.0%
Trabalho de investigação: 25.0%
Projecto: 40.0%

Bibliografia

-Arking R (1998) Biology of Aging: Observations and Principles (2nd Ed). Sinauer Assoc.

-Goldsmith TC (2014) The Evolution of Aging - How New Theories Will Change the Future of Medicine (3rd Ed). Azinet Press.

-Masoro EJ, Austad SN (2001) Handbook of the Biology of Aging (5th Ed.). Academic Press.

-Timiras PS (2002) Physiological Basis of Aging and Geriatrics (3rd Ed.). CRC Press.

-Textos de apoio e artigos científicos de referência / support reviews and scientific papers of reference.