Métodos de Investigação em Geografia

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03017190
Área Científica
Teoria e Metodologia da Geografia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O seminário recorre a um espetro alargado de métodos e de técnicas pedagógicas, considerando para o efeito os objetivos de cada tema e a conceção global da unidade curricular. No início de cada tema recorre-se predominantemente a métodos de exposição oral, tendo em conta a necessidade de transmitir uma base de informações que servem de introdução teórica e permitem fomentar a aplicação de conhecimentos e a investigação de modo autónomo, capaz de conduzir a tarefas como recensão crítica de textos, apresentações orais, elaboração de documentos escritos, entre outras.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre os alunos devem: a) conhecer os principais paradigmas de investigação no domínio da geografia; b) Dominar a diversidade de fontes e saber as metodologias e objetivos de aplicabilidade; c) Dominar a analise multiescalar na gestão e ordenamento do território.

Estágio(s)

Não

Programa

1 - As Fontes de Investigação em Geografia;

2 - Métodos de Investigação em Geografia Física;

3 - Representação e Análise dados;

4 - As técnicas estatísticas como forma de obtenção de nova informação - métodos utilizados na construção de indicadores compósitos;

5 - Métodos em Geografia Física e Geografia Humana: “Velhos” Territórios, “Novas” Geografias.

Docente(s) responsável(eis)

António Campar de Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

 

Basil Gomez; John Paul Jones III [2010]‐ Research Methods in Geography. A Critical Introduction, Wiley‐Blackwell (1ª Ed.), Chichester, 459 p.

Fonseca, P. (2002), Índices de desenvolvimento concelhio, Revista de Estatística, Volume II.

LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald (2005) – Investigação qualitative. Fundamentos e práticas. Instituto Piaget, 2ª edição, Lisboa.

McLoone, P. (2004), Carstairs scores for Scottish postcode sectors from the 2001 Census, Glasgow: MRC Social & Public Health Sciences Uni

Nicholas Clifford, Shaun French and Gill Valentine (ed.) [2010]‐ Key Methods in Geography, SAGE Publications, Ltd (2ª Ed.),London, 545 p.

SILVA, Filipe Batista (2009) - Modelação Cartográfica e Ordenamento do Território. Um Ensaio Metodológico de Cartografia Dasimétrica aplicado à Região Oeste e Vale do Tejo. Dissertação de Mestrado, FLUP.

Fonseca, P. (2002), Índices de desenvolvimento concelhio, Revista de Estatística, Volume II.