Reabilitação de Problemas de Desenvolvimento
3
2020-2021
01016180
Psicologia
Português
Presencial
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Bases Biológicas do Comportamento; Psicologia do Desenvolvimento I e II; Psicopatologia I e II; Avaliação Psicológica I e II; Necessidades Educativas Especiais.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e de intervenção; elaboração de propostas de intervenção; análise de DVDs.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular é proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre problemas de desenvolvimento e sobre métodos e técnicas de avaliação, intervenção e reabilitação que lhes estão associados, adequados às especificidades contextuais e desenvolvimentais.
Competências:
- Conhecer a diversidade das perturbações do desenvolvimento;
- Caracterizar do ponto de vista semiológico, etiológico e epidemiológico tipos particulares de perturbações do desenvolvimento;
- Conhecer e saber participar na implementação do processo de intervenção precoce;
- Participar na despistagem/identificação de problemas de desenvolvimento;
- Aceder a processos de avaliação orientados para a intervenção;
- Conhecer métodos e técnicas de intervenção, incluindo os relativos ao contexto escolar;
- Identificar métodos e técnicas de reabilitação ajustados às especificidades individuais, aos contextos de vida e ao desenvolvimento ao longo da vida.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Módulo I - Caracterização de Problemas de Desenvolvimento: Perturbações do Espectro Autista (PEA); Dificuldades Intelectuais (DI); Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA); Paralisia Cerebral (PC). Delimitação do conceito de reabilitação.
- Módulo II - Identificação e Avaliação de Problemas de Desenvolvimento: Métodos e instrumentos de avaliação direcionados para a despistagem e a identificação; Métodos e instrumentos de avaliação direcionados para a intervenção.
- Módulo III - Intervenção Precoce em Problemas de Desenvolvimento: O processo de intervenção precoce centrada na família. Práticas recomendadas em problemas específicos do desenvolvimento (PEA; DI; PHDA; PC).
- Módulo IV - Intervenção em Contexto Escolar: Medidas educativas. Princípios e métodos de ensino recomendados em problemas específicos do desenvolvimento (PEA; DI; PHDA; PC). Estratégias de reabilitação. A transição da escola para a vida pós-escolar.
- Módulo V - Intervenção na idade adulta.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Cristina Petrucci Almeida Albuquerque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Mini Testes: 70.0%
Bibliografia
Benson, J. B. & Haith, M. M. (Eds.) (2009). Diseases and disorders in infancy and early childhood. Amsterdam: Academic Press.
Carr, A., Reilly, G. O’, Walsh, P. N., & McEvoy, J. (Eds.) (2007). The handbook of intellectual disability and clinical psychology practice. London: Routledge.
Richards, S. P., Brady, M. P., Taylor, R. L. (2015). Cognitive and intellectual disabilities. Historical perspectives, current practices and future directions. New York: Routledge.
Rief, S. F. (2016). How to reach and teach children with ADD/ADHD. San Francisco: Jossey-Bass.
Volkmar, F. R., & Wiesner, L. A. (2009). A practical guide to autism. What every parent, family member, and teacher needs to know. New Jersey: John Wiley & Sons.
Wehmeyer, M. L., Brown, I., Percy, M., Shogren, K. A., Fung, W. L. A. (Eds.) (2017). A comprehensive guide to Intellectual and Developmental Disabilities. Baltimore: Brooks.
Wolraich, M. L., & DuPaul, G. J. (2010). ADHD diagnosis & management. Baltimore: Paul H. Brookes.