Medicina Regenerativa

Ano
5
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034764
Área Científica
Engenharia Biomédica
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: exposição oral das matérias usando recursos audiovisuais. Os conceitos teóricos serão acompanhados e ilustrados com exemplos, aplicações práticas e casos de estudo. Algumas aulas teóricas serão dadas por especialistas.

Aulas laboratoriais: supervisão das actividades laboratoriais pelos docentes e alunos de pós-graduação. Os alunos estarão organizados em grupos.

Resultados de Aprendizagem

Ao longo desta disciplina os alunos receberão competências sobre terapias celulares e não celulares para o tratamento de doenças, em particular de doenças cardiovasculares. Os alunos receberão também competências na utilização de células estaminais para a criação de modelos de doença. Estes modelos de doença são uma plataforma recente em Medicina para o estudo de doenças e para a identificação de novos alvos terapêuticos.

Estágio(s)

Não

Programa

As aulas teóricas cobrirão os seguintes tópicos. Cultura de células e tecidos (5 h): princípios de cultura de células e tecidos; meios para cultivo celular; crescimento celular e metabolismo; caracterização celular; criopreservação; contaminantes; scale-up; secretoma celular: exossomas. Células estaminais e derivados para medicina regenerativa (9 h): propriedades de células-estaminais; células estaminais multipotentes; nichos de células estaminais e pistas microambientais; células estaminais pluripotentes: células estaminais embrionárias e induzidas pluripotentes; reprogramação de células; modulação da  biologia celular através do sistema CRISPR; processamento de células estaminais: isolamento celular, purificação, expansão e diferenciação controlada; microtecnologias e biomateriais para a bioengenharia de celulas estaminais. Células estaminais para modelação de doenças (8 h): lab-on-a-chip, análises de high-throughput, análises de alto rendimento. Terapias baseadas em células (8 h).

Docente(s) responsável(eis)

Lino da Silva Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 30.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Palsson, B.Ø. and Bhatia, S.N., Tissue Engineering, Pearson Prentice Hall Bioengineering, 2004

Vunjak-Novakovic, G. and Freshney, R., Culture of Cells for Tissue Engineering, Wiley, 2006

Atala, A., Lanza, R., et al, Principles of Regenerative Medicine, Academic Press, 2007

Schaffer, D., Bronzino J.D., Peterson, D.R., Stem Cell Engineering, Principles and Practices, CRC Press, 2013