Processos Físicos em Incêndios Florestais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02034708
Área Científica
Engenharia Mecânica
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos em ciências naturais e exatas, ciências sociais ou experiência profissional em ciência do risco. Conhecimento e capacidade de leitura em língua inglesa.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada dos conceitos e princípios relativos aos problemas associados aos incêndios florestais, a partir de uma perspectiva prática e aplicada.

Aulas teórico-práticas em que os alunos são apresentados aos problemas relativos às aplicações práticas (com orientação tutorial).

Trabalho de laboratório no qual os alunos têm contato com a análise de modos de comportamento de fogo. Trabalho pessoal envolvendo a resolução de exercícios autonomamente.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina tem por objetivo principal dotar os alunos de uma sólida e autónoma formação de base sobre os processos físicos associados ao comportamento dos incêndios florestais, com vista a compreenderem melhor os fundamentos de todas as atividades de prevenção, supressão e mitigação dos incêndios. Serão estudados os processos de transferência de calor e massa, que conduzem à variação da humidade dos combustíveis, e da radiação e convecção que produzem o avanço de uma frente de chamas. Serão estudados os efeitos do vento e do declive na propagação do fogo e introduzido o conceito de comportamento dinâmico do fogo. Serão abordados os fundamentos da segurança pessoal com vista a sensibilizar os alunos para este importante aspeto da gestão dos incêndios.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução aos Incêndios Florestais

2. Fatores que afetam a ignição e propagação dos incêndios

a. Topografia

b. Meteorologia

c. Vegetação

d. Cronologia

3. Comportamento de um incêndio florestal

a. Comportamento normal e comportamento extremo

b. Efeito da topografia e do vento

c. Modelação do comportamento do fogo

4. Interação entre os fogos e as pessoas: segurança pessoal

a. Vulnerabilidade pessoal

b. Casos de estudo

5. Interface urbano-florestal

a. Risco na interface

b. Casos de estudo

6. Gestão dos incêndios florestais

a. Prevenção

b. Supressão

c. Mitigação e recuperação.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de Almeida

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

Arnaldos Viger J, Navalón Nonell X, Pastor Ferrer E, Planas Cichi E, Zárate López L, 2004. Manual de Ingenieria Básica para la Prevencióm y Extinción de Incendios Forestales. Ediciones Mundi-Prensa, 414 p.

Chuvieco E (Ed), 2009. Earth Observation of Wildland Fires in Mediterranean Ecosystems. Springer, 257 p.

Gould JS, McCaw WL, Chenney NP, Ellis PF, Knight IK, Sullivan AL, 2007. Project Vesta. Fire in Dry Eucalypt Forest: Fuel Structure, Fuel Dynamics and Fire Behaviour. ENSIS; Department of Environment and Conservation.

Flannigan M, Cantin AS, de Groot W, Wotton M, Newbery A, Gowman LM, 2013, Global wildland fire season severity in the 21st century. Forest Ecology and Management, 294, 54–61

Goldammer JG (Ed.), 2013. Vegetation Fires and Global Change. Challenges for Concerted International Action A White Paper directed to the United Nations and International Organizations.  GFMC, Kessel Publishing house, 400 p.