Fatores e Análise do Risco

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02034660
Área Científica
Ciências da Terra
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos em ciências naturais e exatas, ciências sociais ou experiência profissional em ciência do risco. Conhecimento e capacidade de leitura em língua inglesa.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição detalhada, recorrendo a meios audiovisuais, dos conceitos e princípios subjacentes aos processos e métodos. Aulas teórico-práticas em que se pretende que os alunos, com orientação do docente, resolvam casos reais e avaliem situações novas, exercícios de aplicação prática. Utilização de ferramentas de cálculo e de métodos estatísticos. Aulas de campo em que os alunos têm contacto com evidências dos processos e dos elementos expostos. Trabalhos de observação e recolha de informação no campo. Proposta de ações de monitorização e representação sistemática de processo.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos dominem conceitos e identifiquem métodos e ferramentas utilizados na avaliação de riscos naturais e ambientais, nomeadamente: (A) avaliação de processos de perigo e dos factores condicionantes e desencadeantes; (B) identificação de metodologias de investigação e análise de processos de susceptibilidade e perigosidade; (C) Representação dos impactos associados aos processos perigosos e dos elementos expostos; (D) Análise estatística e probabilística do risco; (E) Apreciação de instrumentos e formas de monitorização dos processos de perigosidade, exposição e vulnerabilidade.

Estágio(s)

Não

Programa

(1) Factores condicionantes e desencadeantes associados aos processos de perigo. Critérios de análise dos factores de perigosidade: génese, tipologia, ambiente de localização, duração, nível de actividade, raio de acção, vetor dano, previsibilidade.

 (2) Avaliação da susceptibilidade, perigosidade e exposição relacionadas com processos naturais de: geodinâmica interna (sismicidade, vulcanismo e eventos tsunamigénicos); geodinâmica externa (cheias, inundações, erosão costeira, movimentos de massa, erosão e sedimentação, abatimentos e colapsos); radioactividade natural e contaminação geoquímica de solos e águas.

(3) Matemática probabilística do risco, variáveis aleatórias, distribuição estatística comum e valores extremos. Análise multivariável e de séries temporais. Metodologias de análise histórica de desastres naturais. Bases de dados para a reconstituição e validação de modelos.

(4) Sistemas tecnológicos de representação e monitorização em tempo real.

Docente(s) responsável(eis)

Alexandre Manuel de Oliveira Soares Tavares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Cunha, P. P. and Dinis, J. (1998). A erosão nas praias do Cabo Mondego à Figueira da Foz (Portugal centro-oeste), de 1995 a 1998. Territorium - Revista de Geografia Física aplicada no ordenamento do território e gestão de riscos naturais, 5, 31-50.

Julião, R.; Nery, F.; Ribeiro, J.L.; Castelo-Branco, M. & Zêzere, J.L. (2009). Guia Meteodológico para a produção de cartografia municipal de risco e para a criação de sistemas de informação geográfica (SIG) de base municipal. ANPC, DGOTDU, IGP. 91p.

Pine, J.C. (2009). Natural Hazards Analysis. Reducing the impact of Disasters. Taylor and Francis Group, CRC Press, Boca Raton, 285p.

Smith, K. and Petley, D. (2013) Environmental Hazards. Assessing risk and reducing disaster. 6th edition. Routledge, 383p.

Tabachnick, B. G., Fidell, L. S., & Osterlind, S. J. (2001). Using multivariate statistics. Ed. Pearson, 965p.