Desafios Societais - Saúde

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01016152
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Biologia (Fisiologia, Ecologia, Biologia Celular e Molecular).

Métodos de Ensino

Aulas magistrais, discussão de artigos e de peças publicadas na comunicação social, exercícios individuais e em grupo, elaboração e discussão de projetos nas diferentes áreas tratadas nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos devem adquirir competências ao nível de identificar, e descodificar, desafios de natureza biológica nas áreas relacionadas com Biotecnologia e Saúde, que marcam a atualidade, e de que modo podem ser enquadradas de vários pontos de vista (científico, social, ético, legal, económico). Deverão ser capazes de formular hipóteses que abordem diferentes tipos de problemas e adquirir ferramentas que lhe permitam discutir e comunicar essas questões para diferentes tipos de público. Devem perceber de que modo um profissional nesta área se enquadra com outros tipos de atividades, e como pode ajudar a responder a desafios societais contemporâneos, por exemplo relacionados com a sequenciação e manipulação genéticas, a validação de novas estratégias de diagnóstico, terapia e produção de materiais biológicos relevantes, ou a medicina personalizada.

Estágio(s)

Não

Programa

Enquadramento global de alguns problemas e desafios da Biologia contemporânea nas áreas de Biotecnologia e Saúde. Temas a tratar podem incluir, entre outros:

Da biologia básica à investigação clínica e translacional.

Ensaios clínicos e o Bioempreendedorismo.

Descoberta e validação de novas ferramentas de diagnóstico e terapia (antibióticos, fármacos neuromoduladores)

Avaliação maciça dos efeitos (tóxicos ou benéficos) de diferentes substâncias (produtos naturais, microRNA, etc), e implementação posterior de candidatos promissores.screening

Produção em massa de materiais biologicamente relevantes (moléculas, células, tecidos, organismos) utilizando organismos geneticamente modificados e bioreatores.

Medicina personalizada (sequenciação e anotação de genomas, farmacogenómica, terapia génica dirigida, medicina regenerativa).

Infeções emergentes.

Aspetos legais, éticos e de comunicação de ciência (a incluir transversalmente e em permanência na discussão de cada tema)

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Fernando Martins dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 25.0%
Apresentação de trabalho: 75.0%

Bibliografia

COMMITTEE ON A NEW BIOLOGY FOR THE 21rst CENTURY (2009) A New Biology for the 21rst Century. National Research Council; The National Academies Press.

H. KUHSE, P. SINGER (2006) Bioethics: An Anthology (2nd Ed.). Blackwell Publishing.

F. COLLINS (2011) The  Revolution of Personalized Medicine. Harper.

Outra bibliografia relevante e atual em diferentes tipos de formatos (artigos científicos, livros, relatórios)/Other relevant recent bibliography in different formats (scientific articles, books, reports).