Desafios Societais - Ambiente

Ano
3
Ano lectivo
2019-2020
Código
01016148
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Biologia (Fisiologia, Ecologia e Ambiente, Biologia Celular e Molecular).

Métodos de Ensino

Aulas magistrais, discussão de artigos e de peças publicadas na comunicação social, exercícios individuais e em grupo, elaboração e discussão de projetos nas diferentes áreas tratadas nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos devem adquirir competências ao nível de identificar e descodificar desafios de natureza biológica nas áreas relacionadas com a Ecologia, o Ambiente e seus recursos biológicos, que marcam a atualidade, e de que modo podem ser enquadradas de vários pontos de vista (científico, social, ético, legal, económico). Deverão ser capazes de formular hipóteses que abordem diferentes tipos de problemas e adquirir ferramentas que lhe permitam discutir e comunicar essas questões para diferentes tipos de público. Devem perceber de que modo um profissional nesta área se enquadra com outros tipos de atividades, e como pode ajudar a responder a desafios societais contemporâneos, por exemplo relacionados com a segurança alimentar, a gestão da água, o desenvolvimento sustentável, a gestão de recursos endógenos e a sua relação com as alterações climáticas, a agricultura, a silvicultura a pesca, a aquacultura e os recursos de água doce e marinhos.

Estágio(s)

Não

Programa

Enquadramento global de alguns problemas e desafios da Biologia contemporânea nas áreas da Ecologia, Ambiente e desenvolvimento sustentável. Temas a tratar podem incluir:

1.Gestão de recursos agrícolas e silvícolas num planeta em mudança. Da sustentabilidade à segurança alimentar

2.Gestão, exploração e manutenção dos recursos aquáticos (marinhos e dulceaquícolas) de forma sustentável, maximizando os benefícios sociais e económicos e preservando a biodiversidade)

3.Alterações Climáticas (compreensão do fenómeno, riscos associados a fenómenos extremos, avaliação de impactes e vulnerabilidades, prevenção e estratégias de atenuação) e riscos globais nos Ecossistemas

4.Bioindústrias sustentáveis e competitivas (eficientes na utilização de recursos, sustentáveis e competitivas)

5.Proteção do ambiente como mais valia (natural e económica) numa sociedade em mudança

6.Aspetos legais, éticos e de comunicação de ciência (a incluir transversalmente e em permanência na discussão de cada tema)

Docente(s) responsável(eis)

Helena Maria de Oliveira Freitas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 25.0%
Apresentação de trabalho: 75.0%

Bibliografia

COMMITTEE ON A NEW BIOLOGY FOR THE 21rst CENTURY (2009) A New Biology for the 21rst Century. National Research Council; The National Academies Press.

H. KUHSE, P. SINGER (2006) Bioethics: An Anthology (2nd Ed.). Blackwell Publishing.

HERBERT G (2007) Surviving the Century: Facing Climate Chaos and Other Global Challenges.

HERBERT G, MENDONÇA M (2009) A Renewable World: Energy, Ecology, Equality.

ENGLES E, GLIESSMAN S. R. (2015) Agroecology: the ecology of sustainable food systems.

Outra bibliografia relevante e atual em diferentes tipos de formatos (artigos científicos, livros, relatórios)/Other relevant recent bibliography in different formats (scientific articles, books, reports).