Álgebra Linear e Geometria Analítica I
1
2019-2020
01001143
Matemática
Português
Presencial
Semestral
8.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento e domínio das matérias lecionadas na disciplina de Matemática do ensino secundário.
Métodos de Ensino
Nas aulas teórico-práticas, é feita uma exposição oral das matérias com recurso a quadro e giz ou ao computador e powerpoint. Serão dados exemplos e resolvidos problemas. Será no professor que se centrará o desenvolvimento destas tarefas. As aulas práticas são dedicadas à resolução de exercícios pelos alunos, com a ajuda do professor.
Os alunos dispõem também de um horário de atendimento pelo professor, que deve ser aproveitado para esclarecer dúvidas sobre a matéria lecionada, ajudar na realização dos trabalhos de casa e na preparação para os exames.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno adquira e compreenda os conceitos fundamentais da Álgebra Linear concreta. As matérias mais computacionais (matries, sistemas lineares, Rn) são privilegiadas de forma que o aluno aborde assuntos indispensáveis a outras disciplinas dos anos seguintes. Por fim, pretende-se que o estudante entenda a importância do raciocínio e da demonstração em Matemática.
As principais competências a desenvolver são: capacidade de generalização e abstração; capacidade de formular e resolver problemas matemáticos; conceção e utilização de modelos matemáticos; argumentação lógica; espírito crítico; expressões escrita e oral rigorosas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Matrizes. - Operações com matrizes.
2. Sistemas de equações lineares. - Algoritmo de eliminação de Gauss. Algoritmo de Gauss-Jordan para a inversão de matrizes.
3. Determinantes.
4. O espaço vetorial Rn.
5. Produto interno em Rn. - Projeção ortogonal de um vetor sobre um subespaço. Sistemas impossíveis e soluções dos mínimos quadrados. Produto externo de vetores em R3.
6. Geometria Analítica.
Docente(s) responsável(eis)
João Filipe Cortez Rodrigues Queiró
Métodos de Avaliação
Avaliação
A aprovação nesta unidade curricular exige classificação de, pelo menos, 10 valores (em 20). Os alunos que realizem, ao longo do semestre, as frequências e os mini-testes podem dispensar de exame final. A soma das percentagens atribuídas a estas duas componentes é 100%. Os restantes alunos são avaliados no final do semestre através de uma prova escrita (exame).: 100.0%
Bibliografia
A. P. Santana, J. F. Queiró, Introdução à Álgebra Linear, Gradiva, 2010