Segurança Rodoviária
1
2018-2019
02034539
Construção Civil e Engenharia Civil
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Engenharia de Tráfego, Vias de Comunicação.
Métodos de Ensino
Nas aulas TP expõem-se conceitos, princípios e teorias fundamentais das áreas temáticas integrantes do programa. Complementarmente apresentam-se exemplos de aplicação e de referência. Recorre-se à resolução de exercícios práticos para consolidação dos conceitos e aplicação integrada de técnicas e de modelos. Há acompanhamento em regime tutorial da resolução de problemas práticos. A avaliação consiste em exame final (50%) e na avaliação da qualidade e defesa de pelo menos um trabalho prático (50%). Os alunos terão direito a duas épocas de exame, sendo o trabalho considerado em ambas.
Resultados de Aprendizagem
A SR revela-se fundamental à garantia de uma mobilidade sustentável em meio urbano. Esta envolve um conjunto diverso de utilizadores da via pública com características muito distintas quer em termos de mobilidade quer de vulnerabilidade. O conhecimento destas características bem como a identificação de metodologias de análise e de atuação sobre a sinistralidade revelam-se primordiais à criação de um ambiente seguro. O objetivo desta UC é dotar os estudantes de um conjunto de conceitos, métodos e técnicas para análise da sinistralidade bem do conhecimento sobre soluções de prevenção e de mitigação dos efeitos. Pretende-se proporcionar ao estudante a aquisição de novos conceitos que lhe permitam ser capaz de analisar, avaliar empírica e cientificamente uma base de dados de acidentes, identificar fatores de risco de acidentes, aplicar ferramentas e técnicas para avaliação de segurança, conhecer e aplicar soluções de mitigação e/ou prevenção dos acidentes.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceitos e Indicadores de segurança;
Estatísticas: tendência de evolução no tempo; áreas críticas (peões; motociclistas; idosos; …)
Modelos de previsão de acidentes; Técnicas de análise de conflitos;
Técnicas de análise de acidentes;
Auditorias de segurança rodoviária;
Soluções Integradas de segurança e vivência Urbana
i. A gestão da velocidade: princípios gerais e de definição da velocidade máxima (limite de velocidade) admissível na seção e no troço; princípios e medidas de acalmia de tráfego; Sistemas de velocidade variável
ii. Soluções inteligentes de segregação e partilha do espaço: Zonas 30; Zonas residenciais e de coexistência; o atravessamento das localidades
Sistemas de gestão de segurança rodoviária;
Estratégias de segurança viária urbana;
Planos Municipais de Segurança Viária.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria César Bastos Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Highway Safety Manual (2010): AASHTO; TRB
Bastos Silva A.M.C.; Seco A.J.M; Santos S.M (2010) - Disposições Técnicas “Acalmia de tráfego Aplicada ao Atravessamento de Localidades”, Fasciculo I a V - Edição InIR (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/InfraestruturasRodoviarias/InovacaoNormalizacao/Paginas/DivulgacaoTecnica.aspx )
Elvik, R. and Vaa, T. (2004). “The handbook of road safety measures”. Amsterdam, Elsevier.
WHO ( 2013) “Pedestrian Safety: A road safety manual for decision-makers and practitioners”.
ITF (2011) “Pedestrian Safety, Urban Space and Health”, OECD/ITF.
Seco A.J.M; Ferreira S.; Bastos Silva A.M.C.; Pires da Costa, A. (2008) – “Segurança Rodoviária” Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte , Porto
IRTAD (2015). “Road Infrastructure Safety Management”. ITF/OECD
Fridstrom, L (2015). “Disaggregate Accident Frequency and Risk Modelling. A Rough Guide” TØI report 1403/2015 Institute of Transport Economics.