Gestão de Redes de Modos Sustentáveis de Transportes

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034528
Área Científica
Construção Civil e Engenharia Civil
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Vias de Comunicação; Engenharia de Tráfego.

Métodos de Ensino

 O modelo de ensino fundamentalmente teórico-prático, concilia, de forma equilibrada, exposições teóricas, apresentação e discussão de casos práticos, desafios de participação crítica intensa por parte dos alunos (incluindo a análise e discussão de pequenos projectos) e, ainda, o contacto com entidades e projectos exteriores relevantes. A avaliação será realizada através de um exame eminentemente teórico (50%) e o desenvolvimento de um trabalho prático e respectiva apresentação e discussão oral (50%). Os estudantes terão direito a duas épocas de exame, sendo o trabalho considerado em ambas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o estudante adquira um conjunto de conhecimentos e de ferramentas que lhe permitam desenvolver o espírito crítico, adquirir metodológicas e estratégicas devidamente fundamentadas no contexto de ações de projeto, tomar decisões técnicas, dimensionamento e gestão de uma rede integrada de mobilidade urbana sustentável. A uc procura dotar o futuro especialista em mobilidade urbana, de conhecimentos técnico-científicos voltados para a promoção dos modos de transporte sustentáveis, com particular ênfase nos modos suaves, incrementando o rigor científico e a credibilidade técnica exigível ao exercício da sua atividade. Complementarmente é promovida e fomentada a tomada de consciência sobre a relevância sócio-económica da sua ação, a necessidade do trabalho em equipa multidisciplinar, a capacidade de refletir, fundamentar e defender (oral e por escrito) uma determinada proposta de intervenção no sistema, desenvolvendo o sentido crítico e capacidade de decisão.

Estágio(s)

Não

Programa

1.O espaço público e a sua relação com a mobilidade sustentável
i.Os usos do edificado e a geração da procura
ii.A relação entre o espaço não edificado e o edificado
iii.Os espaços de referência
iv.O desenho urbano na gestão da relação entre redes de modos suaves e motorizadas
2.Indicadores de acessibilidade pedonal e ciclável. Aplicação de técnicas de sintaxe espacial
3.Sistemas pedonais
i.Planeamento e desenho de redes
ii.Medidas de apoio ao peão
iii.Simulação de redes pedonais
4.Sistemas cicláveis
i.Planeamento e desenho das redes e de equipamento de apoio
ii.Medidas de apoio ao uso da bicicleta
iii.Ações complementares
5.Promoção da competitividade dos modos não motorizados
i.Identificação das áreas com elevado potencial para o uso dos modos suaves
ii.Competitividade entre modos alternativos face a diferentes objetivos
iii.Desincentivo ao uso do transporte individual
iv.Gestão da velocidade
6.Apoio ao Transporte Público e HOV
i.Sistemas de uso partilhado
ii.Medidas de apoio

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria César Bastos Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

CCRDN, 2008 - Manual de Acessibilidades e da Gestão Viária (13 fasciculos).

Vuchic, V. (2007). Urban Transit Systems and Technology. John Wiley & Sons, USA.

Prinz, Dieter. (1980) Urbanismo I, II Projecto Urbano, Configuração Urbana . Ed. Presença.

American Planning Association (2006). Planning and Urban Design Standards. Ed. Frederick R. Steiner and Kent Butler (Student Edition Editors). Editora Wiley.

B. Hillier, A Penn,, J Hanson, T Grajewski, and J Xu (1990) Natural Movement: Or, Configuration and Attraction in Urban Pedestrian Movement; Environment and Planning B: Planning and Design February 1993 20: 29-66, doi:10.1068/b200029

B. Hillier (1996) Space is the Machine. Cambridge Press.

AASHTO Executive Committee (1999). Guide for the Development of Bicycle Facilities. American Association of State Highway and Transportation Officials, Washington, D.C.