Análise Infinitesimal I
1
2021-2022
01001110
Matemática
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Matemática A – 12.º ano.
Métodos de Ensino
As aulas TP são de carácter expositivo com apresentação de definições, demonstrações e exemplos como motivação e/ou aplicação. Nas aulas PL são resolvidos problemas previamente disponibilizados aos alunos, com vários níveis de dificuldade. Os alunos são estimulados a propor a sua própria resolução, a criticar a do professor ou colega e a concluir sobre a solução correcta. Outras propostas de trabalhos ou resolução de problemas, de carácter obrigatório ou facultativo, são disponibilizadas na página electrónica da disciplina e discutidos em horas de atendimento individual.
Resultados de Aprendizagem
O programa da disciplina tem como objectivo colmatar lacunas na aprendizagem da Análise Real , tal como é actualmente abordada no ensino secundário, e de fornecer o conhecimento básico requerido para a percepção da Análise mais avançada. Com esta disciplina o aluno deve aprender a exprimir-se numa linguagem lógica adequada, adquirir destreza no cálculo e na demonstração de resultados matemáticos, aumentar a capacidade de raciocínio abstracto e de aprendizagem autónoma , e revelar maturidade para resolver e formular problemas de forma clara e rigorosa.
Estágio(s)
NãoPrograma
Fundamentos – Cálculo proposicional, cálculo de predicados, métodos e técnicas de demonstração. Conjuntos- relações, ordenação, funções e cardinalidade.
A Recta Real – O conjunto dos números reais como corpo ordenado completo. A topologia da recta. Sucessões de números reais.
Cálculo Diferencial (de funções reais com uma variável real) – Funções e limites. Continuidade. Funções diferenciáveis. Formas indeterminadas. Diferenciação implícita. Polinómios de Taylor. Teorema de Taylor - aplicações.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Manuel Pinto Lopes Ribeiro Clementino
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame(100%) ou Frequência (60%) + Mini-testes (20%) + Trabalhos em grupo(5%] +Assiduidade e participação/comportamento nas aulas (5%)+resolução de problemas (10%): 100.0%
Bibliografia
E. Lages Lima, Curso de Análise, Vol. 1, 7ªed., IMPA, 1992.
M. T. Martins, Tópicos Fundamentais da Matemática, ed. Dep. Matemática, Série A, nº3, 1999.
M. Spivak, Calculus, 3th ed, Cambridge Univ. Press, 2008.
J. Stewart, Calculus, vols I e II, 4th ed., Thomson, 2001