Oncobiologia

Ano
0
Ano lectivo
2011-2012
Código
01001044
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

O bom aproveitamento nesta disciplina implica a aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente na frequência de disciplinas básicas como Biologia Molecular, Fisiologia Celular e Bioquímica.

Métodos de Ensino

-Exposição oral do conteúdo disciplinar, ao longo do semestre usando equipamento audiovisual adequado.

- Realização de experiências relevantes para percepção prática de temas cruciais desenvolvidos no curso teórico.

- Resolução de problemas para previsão de consequências oncológicas com base em dados detectados precocemente.

- Apresentação e debate de temas oncogénicos de recente publicação.

- Realização mensal de mini-testes sobre a matéria leccionada.

- Realização de exame final globalizante para facilitar a percepção do modo como estão interligados os vários temas oncológicos leccionados.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo dar a conhecer o processo oncogénico que resulta do desequilíbrio funcional (de origem genética) dos mecanismos de regulação responsáveis pela homeostase celular. Especificamente são desenvolvidas competências para analisar material biológico e identificar as suas anomalias de carácter oncogénico, quer a nível genético, celular ou histológico. É desenvolvida capacidade para compreender o modo como perturbações nos constituintes das vias de transdução de sinais originam cancro, permitindo explicar o comportamento fisiológico dos organismos em situações de doença oncológica. São ainda adquiridas competências para realização de certos diagnósticos biológicos e realização de análises genéticas características para identificação de vários tipos de cancro. Além disso, são adquiridas bases científicas que permitem uma auto aprendizagem em face de novas situações de análise oncológica, além de permitir criar, interpretar e comunicar informação na área de oncobiologia.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa envolve uma 1ª secção de introdução à oncobiologia, onde se apresenta o conceito de comunicação celular como base integradora de processos fisiológicos e o modo como uma desorganização do fluxo de informação a nível celular tem graves consequências patológicas. Na 2ª secção são apresentados vários tipos de vias de transdução de sinais mediadas por diversos mensageiros celulares. Na 3ª secção é evidenciado o processo proliferativo (ciclo celular) e sua regulação e, finalmente, na 4ª secção é analisada a biologia molecular do cancro: sua origem e evolução, acção de oncogenes virais e celulares, acção de genes supressores de tumores, mecanismos bioquímicos do processo metastático e perspectivas para a prevenção, detecção e terapia do cancro.

Métodos de Avaliação

Contínua
Resolução de problemas: 5.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 5.0%
Mini Testes: 30.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

ALBERTS, B.; BRAY, D.; LEWIS, J. [et.al.] (2002). Molecular Biology of the Cell. New York: Garland.

LODISH, H.; BALTIMORE, D.; BERK, A. [et.al.] (2003). Molecular Cell Biology.

BISHOP, J. M. and WEINBERG, R. A. (1997). Molecular Oncology. New York: Scientific American.