Microbiologia

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01001033
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento de Biologia que devem incluir: Bioquímica básica, Biologia Molecular básica, Biologia celular básica, Bioenergética básica e Ecologia básica.

Métodos de Ensino

Aulas magistrais clássicas com para a totalidade dos alunos apoiadas em apresentações com textos simples e em diagramas, gráficos, etc., com o apoio de meios audiovisuais.

Sessões práticas laboratoriais, com grupos de alunos.

Sessões de “brainstorming” em pequenos grupos sobre temas seleccionados.

Sessões de discussão após apresentação de temas propostos e investigados.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa que os estudantes adquiram conhecimentos e aptidões básicas na área da Microbiologia. Pretende-se também contribuir para o desenvolvimento de competências transversais importantes para o desenvolvimento pessoal. Para este efeito pretende abordar-se questões essenciais relativas à diversidade celular, à diversidade metabólica, às dinâmicas de crescimento e controlo do desenvolvimento das populações microbianas, à influência dos microrganismos no ambiente, à filogenia e evolução dos organismos procarióticos e à biologia dos vírus. É também objectivo o desenvolvimento de “skills” básicos relacionados com a manipulação de material biológico característico da Microbiologia.

Estágio(s)

Não

Programa

As três linhagens da Vida na Terra-Bacteria,Archaea e Eukarya.Os vírus.Biologia celular dos microrganismos.Diferenças entre bactérias,arqueias e microrganismos eucariótas. O conceito de espécie.Nutrição e metabolismo,necessidades nutricionais dos microrganismos,categorias nutricionais e energética celular básica.Medição do crescimento microbiano;culturas fechadas e culturas contínuas.Influência dos factores ambientais e controlo do crescimento.Diversidade metabólica:fermentações,respirações,fotossínteses,processos quimiolitotróficos.Fixação de carbono,Fixação de azoto; Ciclos biogeoquímicos.Ambientes extremos.Organização e regulação da expressão genética em procariótas,o conceito de operão.Propriedades gerais dos vírus.
O laboratório de microbiologia:segurança e práticas adequadas no manuseamaneto de bactérias.Métodos de estudo dos microrganismos no ambiente: métodos clássicos e métodos moleculares.Aplicações bioinformáticas e recursos web e reconstrução filogenética.

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Veríssimo Pires

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Trabalho de investigação: 15.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

- Madigan, MT.,  Martinko, JM., Stahl, D., Clark, DP. Brock Biology of Microorganisms.  Benjamin Cummings, Pearson Education, Inc.,

- Willey, J., Sherwood L., Woolverton C., Prescott's Microbiology, McG-Hill Pub