Microbiologia

Ano
0
Ano lectivo
2011-2012
Código
01001033
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento de Biologia que devem incluir: Bioquímica básica, Biologia Molecular básica, Biologia celular básica, Bioenergética básica e Ecologia básica.

Métodos de Ensino

Prevê-se a utilização de várias metodologias de ensino, que incluem:

Aulas magistrais clássicas para a totalidade dos alunos:

Sessões de práticas laboratorial, com pequenos grupos de alunos.

Sessões de “brainstorming” em pequenos grupos sobre temas não conhecidos previamente.

Sessões de discussão após apresentação de temas propostos e investigados.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa que os estudantes adquiram conhecimentos e aptidões básicas na área da Microbiologia. Desta forma assegura-se também o desenvolvimento de competências transversais importantes para o desenvolvimento pessoal. Para este efeito pretende abordar-se questões essenciais relativas à diversidade celular, à diversidade metabólica, às dinâmicas de crescimento e controlo do desenvolvimento das populações microbianas, à influência dos microrganismos no ambiente, à fitogenia e evolução dos organismos procarióticos e origem das células eucarióticas e à biologia dos vírus. É também objectivo o desenvolvimento de “skills” básicos relacionados com a manipulação de material biológico característico de Microbiologia.

Estágio(s)

Não

Programa

As três linhagens da Vida na Terra- bactéria, Archaea e Eukarka. Os vírus e os priões. Biologia celular dos microrganismos: Morfologia das bactérias e das arqueias: parede celular; membrana celular; estruturas intracelulares; flagelos procarióticos.
Nutrição e metabolismo: Necessidades nutricionais dos microrganismos: fontes de carbono, fontes de azoto, oligoelementos; factores de crescimento e coenzimas; categorias nutricionais dos microrganismos; energética celular básica.
Crescimento microbiano: Crescimento populacional; métodos de mediação do crescimento microbiano; ciclo do crescimento microbiano em culturas descontinuas; culturas continuas; o efeito dos factores abi
ópticos no crescimento microbiano. Controlo do crescimento.
Diversidade metabólica dos organismos: fermentações, respirações, processos.
Métodos de estudo dos microrganismos no ambiente: Os métodos clássicos; técnicas de enriquecimento para isolamento de grupos específicos de organismos. Métodos moleculares; pesquisa de genes específicos; construção de livrarias metagenómicas.
Aplicações bioinformáticas e recursos web para análise ambiental.
Virus: Propriedades gerais dos vírus; o vírus como elemento genético; vírus extracelulares – estrutura do virão; classificação dos vírus; multiplicação dos vírus; replicação do ácido nucleico; o ciclo lítico em bactérias; o ciclo lisogénico; vírus que infectam animais; os retrovírus e os oncogenes. Viróides e priões.
Tecnologia genética in vivo. Mutagénese; recombinação; transformação genética; transducção; plasmídeos; conjugação; transposições e sequências de inserção.
Tecnologia genética in vivo. Enzimas de restrição; sequenciação e síntese de DNA; clonagem molecular; plasmídeos e vectores de clonagem; PCR; mutagénese direccionada.
“Skills” básicos a adquirir: conhecimento e prática concreta das normas de segurança vigentes num laboratório de microbiologia, que incluem os procedimentos normais, os procedimentos de prevenção e os procedimentos de emergência. Uso apropriado de técnicas assépticas, uso apropriado de técnicas de microscopia, uso apropriado de meios e técnicas de cultivo de microrganismos, uso de técnicas de permitem estimar a concentração de microorganismos, uso de técnicas simples de identificação de alguns microorganismos, uso de bases de dados públicas relacionadas com microorganismos, uso de peças informáticas para tratamento e manipulação de informação genética.

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Veríssimo Pires

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 20.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

L., Prescott; J., Harley & Klein, D. Microbiology. McG-Hill.

M., Madigan; J., Martinko; BROCK, Parker, J. Biology of Microorganisms. Prentice Hall International.