Metabolismo

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01000993
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Aplicação de conhecimentos adquiridos anteriormente na frequência de disciplinas básicas como Bioquímica, Química Geral, Matemática e Fisiologia Celular.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com apresentação \ exposição \ discussão do conteúdo programático.  Nas aulas teórico-práticas os alunos discutirão artigos \ temas de vanguarda na área.  Do ponto de vista laboratorial pretende-se que os alunos realizem protocolos experimentais relevantes para percepção prática de temas cruciais desenvolvidos no curso teórico.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objectivo dar a conhecer o conjunto de transformações bioquímicas que convertem as moléculas nutrientes (hidratos de carbono, gorduras, aminoácidos e proteínas) em energia e produtos bioquímicos constituintes das células. Além disso, o metabolismo é evidenciado como um processo altamente regulado e integrado para obtenção de um máximo aproveitamento energético. Especificamente, são desenvolvidas competências para avaliar actividades metabólicas, compreender a sua interligação, realizar bioensaios, reconhecer distintos níveis de organização nos seres vivos, realizar certos diagnósticos biológicos, interpretar e julgar estados metabólicos, definindo as suas causas e consequências, de modo a possibilitar uma tomada de decisão adequada para o seu controlo.

Estágio(s)

Não

Programa

O programa envolve uma 1.ª secção de introdução ao Metabolismo, onde é apresentado o ciclo da matéria e o fluxo unidireccional de energia no mundo biológico. Na 2.ª secção são evidenciados, sob o ponto de vista químico e energético, as vias catabólicas e anabólicas para as principais moléculas nutrientes (hidratos de carbono, gorduras, aminoácidos e proteínas), referenciando a sua compartimentação celular e os seus mecanismos de regulação fisiológica. Na 3.ª secção é analisada a integração metabólica, sendo evidenciados os blocos metabólicos e sua interligação, transacções metabólicas e seus custos, ciclos de substrato, especificidade metabólica de vários órgãos e sua cooperação.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Marques Palmeira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Exame: 37.5%
Frequência: 37.5%

Bibliografia

- Champe, P.M., Harvey, R.A. and Ferrier, D.R. (2007) Biochemistry. 4rd edition, Lippincott Williams and Wilkins, Philadelphia.

 

- Nelson, D.L. and Cox, M. (2012) Lehninger Principles of Biochemistry. 6th edition, W.H. Freeman and Company, New York.

 

- Lieberman, M. and Marks, A.D. (2009) Basic Medical Biochemistry - a clinical approach. 3rd edition, Williams & Wilkins, Baltimore.