Técnicas Avançadas em Laboratório e Campo em Biociências II

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03019777
Área Científica
Biociências
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências Instrumentais: Competência em organização e planificação, Competência em análise e síntese, Competência em comunicação oral e escrita, Conhecimento de uma língua estrangeira (inglês), Competência em organização e planificação, Competência para resolver problemas, Capacidade de decisão; Competências Pessoais: Competência em trabalho em grupo, Competência em trabalho em equipas interdisciplinares, Competência em trabalho num contexto internacional, Competência em raciocínio crítico, Competência em entender a linguagem de outros especialistas; Competências Sistémicas: Adaptabilidade a novas situações, Preocupação com a qualidade, Competência em autocrítica e auto-avaliação, Competência em aprendizagem autónoma, Competência em investigar.

Métodos de Ensino

Nos métodos de ensino deverão ser exploradas várias técnicas de aprendizagem para a aquisição de competências práticas incluindo não apenas a realização de actividades laboratoriais, mas também a aquisição de capacidades de sistematização e elaboração de protocolos experimentais, exposição oral por parte dos alunos e ainda actividades de discussão em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular corresponde à realização de estágios dentro ou fora da UC para aquisição de competências laboratoriais ou de campo necessárias ao projeto a desenvolver pelo aluno (definidas juntamente com o supervisor e o comité tutorial). Estes estágios visam a aprendizagem aprofundada de metodologias actuais relevantes na área de especialização onde o aluno está a desenvolver a sua tese ou em áreas complementares.

Estágio(s)

Não

Programa

A unidade curricular deverão incluir a aquisição de competências práticas de ponta na área de Biociências/área de espcialização seleccionada pelo aluno.

Docente(s) responsável(eis)

Miguel Ângelo do Carmo Pardal

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 100.0%

Bibliografia

Bibliografia actualizada a disponibilizar anualmente na área de Biociências/áre do Ramo de Especialização selccionado pelo aluno / Updated bibliography on the area of Biosciences/specialization area selected by the student and to make available each year.