Fisiologia Celular

Ano
0
Ano lectivo
2011-2012
Código
01000883
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia Celular e Bioquímica.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, aulas teórico-práticas e aulas laboratoriais.

Aulas práticas e teórico-práticas de acordo com a matéria versada nas aulas teóricas.

Utilização de apresentações em “powerpoint”.

Discussão de artigos científicos sobre temas relacionados com o programa.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa dotar o estudante com conhecimentos ao nível dos mecanismos de transporte celular, de sinalização celular e das bases moleculares da contracção muscular.

Competências Especificas:

Conhecimento e capacidade de compreensão:

Conhecer e integrar funções celulares e seus mecanismos de controlo, visando a compreensão do funcionamento da célula normal e de algumas patologias. Determinar parâmetros vitais e interpretá-los.

Aplicação de conhecimentos e compreensão:

Desenvolver a capacidade de aplicar as informações teóricas na observação dos mecanismos envolvidos nos processos fisiológicos, relacioná-los com os factores interligados e concluir quais as causas e consequências dos mecanismos que permitem ao organismo manter a normalidade das funções. Realizar diagnósticos biológicos e efectuar serviços e processos relacionados com a biologia.

Realização de julgamento/tomada de decisão:

Realização de trabalhos laboratoriais, análise e interpretação de resultados, relacionando-os com o conhecimento adquirido dos processos fisiológicos. Estabelecer relações de causa e efeito, identificar as partes envolvidas e fazer previsões segundo diversas condições.

Comunicação:

Compreender os temas propostos e aplicar conceitos para explicá-los, defendê-los ou contradizê-los, desenvolvendo-os dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo. Seleccionar, organizar e relacionar os argumentos, factos e opiniões apresentados em defesa da sua perspectiva sobre os temas propostos. Construir argumentação consistente para defender pontos de vista.

Competências de auto-aprendizagem:

Inter-relacionar e organizar informação científica adquirida e a adquirir, essencial à auto-aprendizagem, face à necessidade de informação sobre novos temas. Obter informação, desenhar experiências e interpretar resultados.

Estágio(s)

Não

Programa

1.    Transporte em biomembranas:
1.1.    Transporte passivo (simples e facilitado);
1.2.    Transporte activo;
1.3.    Sistemas transportadores em bactérias;
1.4.    Sistemas transportadores em plantas superiores.
2.    Sinalização intercelular: hormonas e receptores:
2.1.    Tipos de sinalização intercelular em animais;
2.2.    Especificidade do ligando e do efector;
2.3.    Classificação das hormonas;
2.4.    Classes de receptores;
2.5.    Outras proteínas envolvidas na transdução de sinais;
2.6.    Receptores associados a proteínas G e seus efectores;
2.7.    Receptores tirosina cinases e ras;
2.8.    Vias da MAP cinase;
2.9.    Segundos mensageiros e sua acção.
3.    Contracção muscular:
3.1.    Tipos de contracção e propriedades fundamentais do músculo esquelético;
3.2.    Estrutura do músculo esquelético;
3.3.    Teoria da contracção muscular;
3.4.    Composição do sistema contractivo da célula muscular;
3.5.    Estrutura molecular das proteínas contrácteis e das associadas;
3.6.    Mecanismo molecular de regulação da contracção;
3.7.    Energética da contracção muscular.
4.    Programa Teórico-prático:
4.1. Determinação da actividade da Na/K-ATPase em sinaptossomas isolados de cérebro de rato – método colorimétrico.
Resolução de problemas – bioenergética do transporte membranar
Determinação da permeabilidade da membrana mitocondrial interna e aniões. Utilização selectiva de ionóforos e aplicação de um método turbidimétrico.
Determinação da actividade de acetilcolinesterase (método electrométrico).
Avaliação do potencial transmembranar eléctrico em mitocôndrias isoladas. Utilização do eléctrodo de TPP+.

Métodos de Avaliação

Contínua
Relatórios práticos e apresentação oral de temas propostos : 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

BERK, Lodish; MATSUDAIRA; KAISER [et.al.]. (2004). Darnell Molecular Cell Biology. 5 th ed. New York: Freeman and Company.

R.H., Garrett; and C.M., Grisham (2005). Biochemistry. 3 rd ed. Thomson Learning.

PH, Raven; RF, Evert; SE, Eichhorn. (1999). Biology of plants. 6 th ed.

VICENTE, Joaquim A. F. (1993). Caracterização e regulação de vários tipos de fosfohidrolases de raízes de milho. Tese de Doutoramento.

SZE, H.; WARD, J. M. & LAI, S. (1992). Vacuolar H+- Traslocating ATPases from plants: structure , function and isoforms. J. Bioenergetics and Biomembranes. Vol. 24 (n.º4). p. 371-381.

REA, P. A.; KIM, Y.; SARAFIAN, V. [et.al.] (1992). Vacuolar H+ - translocating pyrophosphatases: a new category of ion traslocase. TIBS. Vol. 17. p. 348-353.

AJM, Moreno (1986). Mitocôndria: Energética celular: provas de aptidão pedagógica e capacidade científica. Universidade de Coimbra.

AJM, Moreno. (1992). Estudo do efeito de insecticidas de uso comum na bioenergética mitocondrial. Tese de Doutoramento. Universidade de Coimbra.