Fisiologia Celular
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2011-2012
01000883
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Biologia Celular e Bioquímica.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas, aulas teórico-práticas e aulas laboratoriais.
Aulas práticas e teórico-práticas de acordo com a matéria versada nas aulas teóricas.
Utilização de apresentações em “powerpoint”.
Discussão de artigos científicos sobre temas relacionados com o programa.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa dotar o estudante com conhecimentos ao nível dos mecanismos de transporte celular, de sinalização celular e das bases moleculares da contracção muscular.
Competências Especificas:
Conhecimento e capacidade de compreensão:
Conhecer e integrar funções celulares e seus mecanismos de controlo, visando a compreensão do funcionamento da célula normal e de algumas patologias. Determinar parâmetros vitais e interpretá-los.
Aplicação de conhecimentos e compreensão:
Desenvolver a capacidade de aplicar as informações teóricas na observação dos mecanismos envolvidos nos processos fisiológicos, relacioná-los com os factores interligados e concluir quais as causas e consequências dos mecanismos que permitem ao organismo manter a normalidade das funções. Realizar diagnósticos biológicos e efectuar serviços e processos relacionados com a biologia.
Realização de julgamento/tomada de decisão:
Realização de trabalhos laboratoriais, análise e interpretação de resultados, relacionando-os com o conhecimento adquirido dos processos fisiológicos. Estabelecer relações de causa e efeito, identificar as partes envolvidas e fazer previsões segundo diversas condições.
Comunicação:
Compreender os temas propostos e aplicar conceitos para explicá-los, defendê-los ou contradizê-los, desenvolvendo-os dentro dos limites estruturais do texto dissertativo/argumentativo. Seleccionar, organizar e relacionar os argumentos, factos e opiniões apresentados em defesa da sua perspectiva sobre os temas propostos. Construir argumentação consistente para defender pontos de vista.
Competências de auto-aprendizagem:
Inter-relacionar e organizar informação científica adquirida e a adquirir, essencial à auto-aprendizagem, face à necessidade de informação sobre novos temas. Obter informação, desenhar experiências e interpretar resultados.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Transporte em biomembranas:
1.1. Transporte passivo (simples e facilitado);
1.2. Transporte activo;
1.3. Sistemas transportadores em bactérias;
1.4. Sistemas transportadores em plantas superiores.
2. Sinalização intercelular: hormonas e receptores:
2.1. Tipos de sinalização intercelular em animais;
2.2. Especificidade do ligando e do efector;
2.3. Classificação das hormonas;
2.4. Classes de receptores;
2.5. Outras proteínas envolvidas na transdução de sinais;
2.6. Receptores associados a proteínas G e seus efectores;
2.7. Receptores tirosina cinases e ras;
2.8. Vias da MAP cinase;
2.9. Segundos mensageiros e sua acção.
3. Contracção muscular:
3.1. Tipos de contracção e propriedades fundamentais do músculo esquelético;
3.2. Estrutura do músculo esquelético;
3.3. Teoria da contracção muscular;
3.4. Composição do sistema contractivo da célula muscular;
3.5. Estrutura molecular das proteínas contrácteis e das associadas;
3.6. Mecanismo molecular de regulação da contracção;
3.7. Energética da contracção muscular.
4. Programa Teórico-prático:
4.1. Determinação da actividade da Na/K-ATPase em sinaptossomas isolados de cérebro de rato – método colorimétrico.
Resolução de problemas – bioenergética do transporte membranar
Determinação da permeabilidade da membrana mitocondrial interna e aniões. Utilização selectiva de ionóforos e aplicação de um método turbidimétrico.
Determinação da actividade de acetilcolinesterase (método electrométrico).
Avaliação do potencial transmembranar eléctrico em mitocôndrias isoladas. Utilização do eléctrodo de TPP+.
Métodos de Avaliação
Contínua
Relatórios práticos e apresentação oral de temas propostos : 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 70.0%
Bibliografia
BERK, Lodish; MATSUDAIRA; KAISER [et.al.]. (2004). Darnell Molecular Cell Biology. 5 th ed. New York: Freeman and Company.
R.H., Garrett; and C.M., Grisham (2005). Biochemistry. 3 rd ed. Thomson Learning.
PH, Raven; RF, Evert; SE, Eichhorn. (1999). Biology of plants. 6 th ed.
VICENTE, Joaquim A. F. (1993). Caracterização e regulação de vários tipos de fosfohidrolases de raízes de milho. Tese de Doutoramento.
SZE, H.; WARD, J. M. & LAI, S. (1992). Vacuolar H+- Traslocating ATPases from plants: structure , function and isoforms. J. Bioenergetics and Biomembranes. Vol. 24 (n.º4). p. 371-381.
REA, P. A.; KIM, Y.; SARAFIAN, V. [et.al.] (1992). Vacuolar H+ - translocating pyrophosphatases: a new category of ion traslocase. TIBS. Vol. 17. p. 348-353.
AJM, Moreno (1986). Mitocôndria: Energética celular: provas de aptidão pedagógica e capacidade científica. Universidade de Coimbra.
AJM, Moreno. (1992). Estudo do efeito de insecticidas de uso comum na bioenergética mitocondrial. Tese de Doutoramento. Universidade de Coimbra.