Fisiologia Celular

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
01000883
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia Celular; Química; Bioquímica; Conhecimentos de Inglês.

Métodos de Ensino

Apresentação das matérias na forma de power points e de outros meios (e.g., filmes relevantes e utilização do quadro).

São disponibilizados previamente protocolos práticos. Adicionalmente, os alunos serão solicitados ao planeamento de  experiências e de protocolos alternativos. As aulas teórico-práticas incidirão na resolução de problemas, na visita a páginas da web relevantes e na discussão de artigos científicos.

Os alunos serão solicitados individualmente a escrever um trabalho de síntese sobre um tema actualizado e relevante para as matérias teóricas leccionadas.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os estudantes com conhecimentos biológicos essenciais numa perspetiva integradora que permita a compreensão dos mecanismos de controlo do funcionamento da célula normal e da célula doente. Compreender o papel funcional das membranas biológicas. Identificar os mecanismos gerais de transporte através das biomembranas. Compreender o papel fundamental das espécies reactivas do oxigénio e azoto na fisiologia normal e na doença. Descrever as diferentes formas pelas quais as células comunicam.

Compreender que a Fisiologia Celular é uma ciência sintetizadora que aplica métodos físicos e químicos à Biologia visando a análise das funções dos organismos vivos. Adquirir capacidades para análise e compreensão de problemas específicos. Desenvolver a capacidade de aplicar as informações teóricas na observação dos mecanismos envolvidos nos processos fisiológicos, relacioná-los e concluir quais as causas e consequências dos mecanismos que permitem ao organismo manter a normalidade das funções.

Estágio(s)

Não

Programa

MEMBRANAS BIOLÓGICAS: “Rafts” lipídicos; Efeito hidrofóbico; Detergentes e sua aplicação; Lipossomas-aplicação em biomedicina. TRANSPORTE MEMBRANAR: Tipos; Coeficientes de partição; Canais iónicos; Aquaporinas; Expressão de Nernst; Ionóforos; ATPases Membranares; Bioenergética do transporte membranar; Interiorização de macromoléculas (Endocitode mediada por receptores); Sistemas de transporte membranar em procariotas. METABOLISMO E TOXICIDADE DO OXIGÉNIO: Fontes celulares de ROS; Defesas antioxidantes; Peroxidação lipídica. LIPOPROTEÍNAS: Classes e funções; Arteriosclerose e estresse oxidativo. COMUNICAÇÃO CELULAR: Tipos e fases da sinalização celular; Mensageiros celulares; Recetores celulares; Amplificação de sinais; Proteínas cinases; Proteínas “switch”GTPases; Sinalização celular por NO/cGMP; Mecanismo da visão. PROGRAMA PRÁTICO: Atividade da Na+-K+ ATPase; Bioenergética do Transporte Membranar; Permeabilidade membranar a aniões; Avaliação de potenciais elétricos membranares.

Docente(s) responsável(eis)

António Joaquim de Matos Moreno

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Mini Testes: 20.0%
Frequência: 35% / 35%: 70.0%

Bibliografia

- Voet, J. G. Voet (2010) Biochemistry (4ª Ed.), John Wiley & Sons.

- Lodish H., Baltimore D., Berk A., Zipursky S.L., Matsudaira P., and Darnell J. (2000) Molecular Cell Biology (4ª Ed.), Freeman W.H. and Company (USA).

- Houslay M.D. & Stanley K.K., Dynamics of Biological Membranes – Influence on synthesis, structure and function (1982) John Wiley & Sons Cap. 7.

- Nelson, D.L. and Cox, M.M. (2012) Lehninger’s Principles of Biochemistry (5ª Ed.) Freeman, New York.

- Karp, G. (2013) Cell and Molecular Biology (7ª Ed.) John Wiley & Sons, Inc., NewYork.

- Garrett R.H. and Grisham C.M. (2012) Biochemistry (5ª Ed.) Thomson Learning, Inc.

- Campbell, N.A., Lisa A., Urry and Cain L.M. (2008) Biology (8ª Ed.), Pearson Benjamin Cummings.