Fisiologia Animal
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2011-2012
01000872
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Fisiologia celular.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas serão distribuídas ao longo de todo o semestre. Os alunos realizarão igualmente trabalho laboratorial, realizado em pequenos grupos, relativo à matéria teórica leccionada em simultâneo. No final de cada bloco teórico e prático os alunos serão sujeitos a mini-testes, onde se procura avaliar a capacidade dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações e a problemas apresentados.
No inicio do semestre serão distribuídos pelos alunos (individual/grupo) temas de grande relevância na área, para apresentação e discussão pelos alunos no final do semestre.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objectivo a aquisição pelos estudantes de conhecimentos sobre os mecanismos de funcionamento dos vários sistemas de órgãos envolvidos na manutenção da constância do ambiente interno dos organismos animais complexos. A fisiologia é estudada dum modo integrado, com ênfase nos mecanismos de regulação e coordenação da actividade de vários sistemas. Os mecanismos fisiológicos são estudados a nível celular e molecular. As alterações dos processos fisiológicos em situações de doença são frequentemente estudados para estimular a aprendizagem.
- Competência em análise e síntese;
- Competência em comunicação oral e escrita;
- Conhecimento de uma língua estrangeira;
- Competência em trabalho em grupo;
- Competência em raciocínio crítico;
- Competência em aprendizagem autónoma;
- Adaptabilidade a novas situações;
- Preocupação com a qualidade;
- Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos;
- Competência em investigar.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Ambiente interno e homeostase:
Contribuição dos sistemas de órgãos para a manutenção da homeostase. Regulação por retrocontrolo; reflexos nervosos e endócrinos.
2. Controlo Nervoso:
Actividade eléctrica da célula nervosa. Como comunicam as células nervosas. Como se organizam as células do sistema nervoso de modo a formar as estruturas de captação de informação (órgãos sensoriais), integração da informação, e de controlo da actividade do organismo. Anatomofisiologia comparada do sistema nervoso e órgãos sensoriais.
3. Músculos e movimento animal
Tipos de músculos. Tipo de fibras no tecido muscular esquelético. Adaptação dos músculos para várias actividades. Controlo nervoso da actividade muscular.
4. O sistema cardiovascular e o transporte interno:
O coração como tecido excitável, o coração como bomba, regulação intrínseca e extrínseca do débito cardíaco. Regulação do sistema cardiovascular em situações normais, doença e exercício. Contribuição do sistema circulatório e linfático para as defesas do organismo.
5. Troca de gases e equilíbrio ácido-base:
Tipos de estruturas respiratórias; mecânica da ventilação pulmonar. Troca de gases nos pulmões. Transporte de gases no sangue. Regulação da respiração: manutenção da ritmicidade respiratória pelo sistema nervoso, regulação química da respiração, alterações respiratórias durante exercício físico e em altitude.
6. Processamento dos alimentos e nutrição
Secreção e motilidade no sistema gastro-intestinal. Regulação da digestão: sistema nervoso entérico e hormonas do sistema digestivo. Mecanismos de absorção dos nutrientes.
7. O rim e a regulação dos líquidos do corpo:
Os diversos sistemas excretores nos animais. Mecanismo da formação da urina. Os compartimentos líquidos do corpo; mecanismos de regulação da água e de electrólitos.
Docente(s) responsável(eis)
Paulo Fernando Martins dos Santos
Métodos de Avaliação
Contínua
Projecto: 10.0%
Mini Testes: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Exame: 65.0%
Bibliografia
ANDERSON, Hill Wyse, (2004). Animal Physiology. 1 st ed. Sinauer Associates.
S.I., Fox (2006). Human Physiology. 9 th ed. McGraw- Hill.
SEELEY; STEPHENS; TATE (2005). Anatomia & Fisiologia. 6 th ed. Lusodidacta.