Biologia

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
01000845
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Disciplina introductória que exige tão somente os conhecimentos e competências adquiridos no Ensino Secundário. A disciplina é leccionada em Português, pelo que o bom domínio da língua é requisito.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas são apoiadas em apresentações com textos simples e em diagramas, gráficos, etc., com o apoio de meios audiovisuais. Os alunos são incentivados a colocar questões pertinentes relativamente  aos conceitos e assuntos mais difíceis.

Nas aulas práticas os alunos realizam atividades experimentais que incidem e complementam os conteúdos leccionados nas aulas teóricas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa proporcionar conhecimentos essenciais sobre a biologia, ao nível celular. Os estudantes ficarão a conhecer a organização celular e função das estruturas celulares em células dos diferentes grupos, e qual o papel das células em organismos bem como obtêm energia.

No final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: distinguir diferentes tipos de células (eucariontes e procariontes), identificar as suas estruturas celulares bem como as suas necessidades energéticas entre outras; Relacionar as células como potenciais alvos de riscos ambientais e consequentemente riscos para a saúde a partir de exemplos práticos; reconhecer a aplicação e a relevância dos conhecimentos adquiridos da área de biologia celular, bem como o seu potencial de modelo para avaliação do quotidiano de risco ambiental.

Estágio(s)

Não

Programa

Classificação de macromoléculas e composição das biomoléculas.

A célula: A unidade básica da vida. Teoria celular e as diferentes linhagens celulares na terra.

Organização celular em procariontes e eucariontes e fluxo de informação na célula.

Obtenção e utilização de energia: Enzimas e reações bioquímicas; Respiração celular; Fermentações; Fotossíntese e fotorespiração.

Comunicação celular e toxicidade: Riscos ambientais para as células e para a saúde. Exemplos práticos de exposição a diferentes toxinas e utilização de células como modelos de toxicidade.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Proença Padez

Métodos de Avaliação

Avaliação 2
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Exame: 80.0%

Avaliação 1
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

[1] LIFE - THE SCIENCE OF BIOLOGY autores PURVES, SADAVE, ORIANS, HELLER L

Complementar:

[2] Cell and Molecular Biology for Environmental Engineers autor Ryan Rogers

[3] Environmental Biology autores: OpenStax, Kamala Doršner, Alexandra Geddes, Tom Theis, and Jonathan Tomkin