Ecologia Funcional

Ano
0
Ano lectivo
2011-2012
Código
01000839
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e teórico-práticas com o desenvolvimento de actividade experimental.

Uma visita de estudo de 2-3 dias a uma área protegida com aplicação de metodologias para o estudo ecológico e funcionamento dos ecossistemas.

Apresentação de casos de estudo internacionais e nacionais, exemplificativos das matérias leccionadas (exemplo: agrossistemas e florestas).

Realização de trabalhos de grupo sobre as matérias leccionadas na actividade experimental laboratorial e visita de estudo. Apresentação oral dos trabalhos de grupo.

Utilização de ferramentas de cálculo e de métodos estatísticos.

Apoio tutorial no esclarecimento de dúvidas e opções dos alunos no que se refere à investigação científica em biologia.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa proporcionar conhecimentos fundamentais na área da ecologia, em particular a dinâmica e funcionamento dos ecossistemas naturais e semi-naturais. O programa apresenta as espécies e comunidades vegetais e as suas interações, os ciclos biogeoquímicos, a dinâmica da sucessão ecológica e o impacte das pressões sobre os ecossistemas naturais em resultado das atividades humanas.

Competências específicas:

1) Conhecimento fundamental estruturante na área da biologia:

A matéria lecionada contribui para compreender a dinâmica dos ecossistemas e a sua importância para a manutenção e equilíbrio dos sistemas vivos.

2) Capacidade para compilar, sintetizar e comunicar nova informação/ideias/problemas:

Os conhecimentos adquiridos permitem sintetizar informação previamente assimilada e abrem novas perspectivas em termos de entendimento dos problemas ambientais e estruturais da sociedade. Contribuem para uma melhor percepção do papel estratégico da biologia na actualidade.

3) Capacidade para aplicar os conhecimentos na prática:

Os conhecimentos adquiridos e a estratégia de ensino adoptada é orientada para a aplicação prática do conhecimento (do ambiente à agricultura, recuperação de ecossistemas, etc).

4) Capacidade de avaliação de situações e tomada de decisões:

São colocados diversos casos práticos que confrontam o aluno com o papel que pode desempenhar numa intervenção mais ativa em contextos diversos.

5) Compromisso ético:

Os conhecimentos em ecologia são fundamentais para a reflexão ética, nomeadamente a ética ambiental.

6) Criatividade:

Os casos práticos debatidos na disciplina estimulam a criatividade do aluno na busca de soluções para problemas práticos e complexos por se situarem frequentemente em interfaces de conflito social.

Estágio(s)

Não

Programa

1.    Introdução
História da ecologia Vegetal e suas especializações
2.    Estudos autecológicos
Lei do mínimo. Teoria da tolerância. Interdependência dos factores ambientais. Alguns casos de estudo
3.    Estrutura e dinâmica de populações vegetais
Densidade. Dispersão. Dormência. Padrões do ciclo de vida e investimento da planta.
Factores que controlam as populações vegetais. Espaço. Água e nutrição. Herbívoros e Predadores. Clima e factores que controlam as populações vegetais. Espaço. Água e Nutrição. Herbívoros e Predadores. Clima e tempo. O papel da variabilidade na selecção natural. Sistemas reprodutores. Padrões da variabilidade genética. Ecótipos e Ecoclines.
4.    As comunidades vegetais
Fisionomia, composição em espécies e padrões espaciais. Métodos de amostragem das comunidades vegetais.
Noção de cobertura, frequência e dominância. Biomassa e produtividade. Classificação e ordenamento das comunidades vegetais.
5.    Os ecossistemas
1.    Introdução ao estudo dos ecossistemas
Conceito de ecossistema. Componentes e fluxos no ecossistema
2.    Estrutura dos ecossistemas
Distribuição e características dos principais tipos de ecossistemas
Ecossistemas agrícolas e florestais
3.    Funcionamento dos ecossistemas
Produção primária: factores reguladores
O ciclo do carbono
O ciclo da água e nutrientes
Utilização de modelos no estudo dos ecossistemas
6.    A sucessão ecológica
Características dos ecossistemas em diferentes estádios sucessionais
Exemplos de séries ou sucessões primárias
7.    Impacte das actividades humanas sobre os ecossistemas
Alterações climáticas
Desflorestação, agricultura e pastoreio
A actividade mineira
O papel do fogo na dinâmica dos ecossistemas mediterrânicos
Conservação e recuperação de ecossistemas

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 25.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

J., Gurevitch; S. M, Scheiner; & G.A., Fox (2005). The ecology of plants. Massachusetts, U.S.A.: Sinauer Associates. 523 p.

M. G., Barbour; J.H., Burk; & W.D., Pitts (1987). Terrestrial plant ecology. California: The Benjamin/Cummings. 634 p.

P.H., Raven; L.R., Berg & G. B., Johnson (1993). Environment. London: Saunders College. 569 p.