Como Escrever Canções

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02034285
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Momentos expositivos e participativos, os estudantes serão convidados a apresentarem propostas de escrita de canções. As escritas pelos alunos serão discutidas e analisadas pelos próprios compositores, reproduzindo assim uma espécie de "parada de sucessos" a partir do gosto da maioria do grupo. Em princípio, em cada aula haverá um primeiro momento intitulado Como escrevo as minhas canções. Um segundo momento da aula, partindo da exposição feita anteriormente, incitará o estudante a que escreva a sua canção. A professora “provocará” um desejo de escrita e elaboração de uma proposta de canção.

Resultados de Aprendizagem

Reconhecer a especificidade da “escrita de canções” como uma atividade complexa;

Aprender sobre a origem do formato "canção" desde a Grécia, com a transmissão oral de poesia (a"lírica"grega), passando pelos trovadores medievais e os diferentes tipos de trobar, sua evolução e transformação até o formato da canção tal qual a conhecemos hoje;

Aprender a estrutura e as partes da canção como verso, estrofe, refrão, ponte, gancho, riff etc;

Adequar a escrita do verso à métrica da canção;

Usar a melodia, harmonia e estrutura musical de modo a reforçar o conteúdo emocional do poema, tons menores e tons maiores;

Dominar a questão da “duração correta” de cada canção;

Analisar e “desmontar” canções de vários compositores;

Reconhecer as citações de canções em outras canções, recurso recorrente da tradição paródica da literatura brasileira, utilizado também por trovadores e muito uilizada pela Tropicália para produzir efeito irônico e iconoclasta utilizando a técnica de "corte e colagem".

Estágio(s)

Não

Programa

Especificidade da “escrita de canções” como uma atividade complexa;

Evolução do formato canção das origens ao tempo presente;

Estrutura e partes da canção;

Sentido e estrutura da canção;

Análise de canções.

Docente(s) responsável(eis)

Adriana da Cunha Calcanhotto

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será periódica, requerendo 75% de assiduidade e a realização de dois trabalhos (um teórico, outro prático): 100.0%

Bibliografia

CALCANHOTTO, Adriana. (2016). Pra que é que serve uma canção como essa? Rio de Janeiro: Ed. Bazar do Tempo.

CALCANHOTTO, Adriana. (2003). Algumas letras. Vila Nova de Famalicão: Quasi Edições.

CAMPOS, A. de (2016). Música de invenção 2. São Paulo. Ed. Perspectiva.

CICERO, A. (2017). A poesia e a crítica. São Paulo. Companhia das Letras.

HOWARD, J. (1991). Aprendendo a compor. Cadernos de música da Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed.

MAMMÌ, L.; NESTROVSKI, A.; TATIT, L. (2004). Três canções de Tom Jobim. São Paulo: Editora Cosac Naify.

MAMMÌ, L. (2017). A fugitiva: ensaios sobre música. São Paulo. Companhia das Letras.

RENNÓ, C. (2014). O voo das palavras cantadas. São Paulo. Dash Editora.

SEVERIANO, Jairo, HOMEM DE MELLO, Zuza. A canção no tempo. vol 1: 1901-1957. São Paulo. Editora 34. 1997.