Latim Elementar II

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02034279
Área Científica
Línguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Lituano
Modo de Ensino
E-learning
Créditos ECTS
1.5
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Latim Elementar II realiza-se na modalidade “a distância”, a qual permite, por um lado alguma flexibilidade de tempo e de espaço, mas requer, por outro, disciplina e auto-aprendizagem por parte do formando. Os conteúdos programáticos e recursos de apoio serão disponibilizados em formatos diversos, tais como: texto, imagens, esquemas, hiperligações, etc. Tendo em conta os objetivos a atingir, será utilizada uma metodologia expositiva e ativa, a qual alia informação teórica com uma componente prática, com exercícios de aplicação e consolidação para testar a progressão das aprendizagens.

Resultados de Aprendizagem

O aluno conhece as estruturas fundamentais da língua latina.

O aluno conhece a 3ª, 4ª e 5ª declinações e os adjectivos de 2ª classe nos vários graus.

O aluno conhece o pronome relativo, possessivo, indefinido, interrogativo e alguns pronomes demonstrativos.

O aluno conhece a conjugação verbal dos tempos do infectum e do perfectum no modo indicativo, o infinitivo e o imperativo presente nas vozes activa e passiva.

O aluno conhece alguns verbos compostos de Esse.

O aluno adquire mais algum vocabulário.

O aluno é capaz de compreender e produzir enunciados complexos (coordenação e subordinação que use o modo indicativo e/ou infinitivo).

O aluno é capaz de reconhecer mais algumas relações etimológicas entre léxico latino e léxico português.

Estágio(s)

Não

Programa

O curso Latim Elementar II estrutura-se em cinco módulos sequenciais.

Módulo 1 | Lectio prima

1.1 As desinências da voz passiva: flexão verbal da voz passiva no presente, pret. imperfeito e futuro do indicativo.

1.2 O imperativo e o infinitivo passivos.

1.3 O agente da passiva.

1.4 O pronome possessivo.

Módulo 2 | Lectio secunda

2.1. A terceira declinação. Nomes de tema em consoante e de tema em I.

2.2 Os pronomes relativos, indefinidos e interrogativos.

2.3 A oração relativa.

2.4 O adjectivo de 2ª classe.

Módulo 3 | Lectio tertia

3.1 O Pretérito perfeito do indicativo.

3.2 Outras formas do perfectum

3.3 O perfectum na voz passiva.

3.4 Os nomes de tema em U.

Módulo 4 | Lectio Quarta

4.1 Graus dos adjectivos.

4.2 A oração infinitiva.

4.3 Consolidação dos módulos anteriores.

Módulo 5. Lectio Quinta

5.1 Os nomes de tema em E.

5.2 Alguns verbos compostos do verbo Esse.

5.3 Consolidação dos módulos anteriores.

Docente(s) responsável(eis)

Carlota Maria Lopes de Miranda Urbano

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
A avaliação é contínua e sumativa, concretizada a partir da realização de exercícios de aplicação e consolidação, cujo peso na classificação final varia em função do esforço exigido ao formando. Prevê-se uma avaliação quantitativa expressa numa escala de 1 a 20 valores e a sua correspondência com uma escala qualitativa: 100.0%

Bibliografia

Para além dos materiais colocados na plataforma recomenda-se:

Almendra, Maria Ana, e Figueiredo, José nunes de, Compêndio de Gramática Latina, Porto, Porto Editora, 2003.

FONSECA, Carlos Alberto Louro, Sic itur in urbem,Iniciação ao Latim,   Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013