Diversidade das Plantas
0
2011-2012
01000806
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Métodos de Ensino
Em todas as componentes de ensino será dado ênfase especial à informação contida em bases de dados sobre diversidade biológica global disponível na internet.
Ensino Teórico. Ensino expositivo: serão utilizados meios audiovisuais diversificados incluindo a utilização de Powerpoint largamente ilustrado com fotografias de plantas no estado selvagem.
Ensino prático. Ensino interactivo e altamente participativo. I
Trabalho de Campo. Ensino interactivo, altamente participativo e em grupo.
Orientação tutorial. Ensino individualizado: apoio nas diversas matérias leccionadas.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa dotar o discente com conhecimentos que lhe permita:
1. Identificar os principais acontecimentos evolutivos a nível vegetal na colonização das terras emersas relacionando-os com a aquisição de novas estruturas e funções.
2. Compreender as razões da presente diversidade vegetal, resultado da acumulação de caracteres.
3. Relacionar os principais grupos taxonómicos com os principais acontecimentos evolutivos.
4. Exercitar a capacidade de observação do mundo vegetal estudando a flora portuguesa.
Competências especificas:
Conhecimento e capacidade de compreensão:
Reconhecer e utilizar conceitos e princípios fundamentais estruturantes na área da diversidade vegetal, estimulando o pensamento sistémico e diacrónico.
Aplicação de conhecimentos e compreensão:
Recolher, analisar, sintetizar e processar informação de forma significativa e pertinente, utilizando as metodologias e as técnicas adequadas à identificação de plantas pertencentes a distintos níveis de organização. Obter, manipular e conservar espécimes vegetais.
Realização de julgamento/tomada de decisão:
Desenvolver a capacidade de organização e planificação de trabalho de campo (colheita de material vegetal para inclusão em colecção biológica, herbário), aplicando compromissos éticos no momento de colheita de material vegetal selvagem e desenvolvendo atitudes analíticas e criticas com base em conhecimento científico sólido.
Comunicação:
Preparar, processar, interpretar e comunicar informação actual sobre a diversidade vegetal, utilizando fontes bibliográficas pertinentes, discurso adequado e ferramentas analíticas apropriadas.
Competências de auto-aprendizagem:
Autonomizar-se em termos de meta-cognição e de auto-aprendizagem, nomeadamente quanto a pesquisa de literatura científica sobre diversidade vegetal utilizando fontes bibliográficas em biblioteca e online, analisando-a e interpretando-a, revelando capacidade para trabalhar eficientemente de forma autónoma.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Sistemas de classificação. Discussão sobre os sistemas de classificação; fenética e cladística.
2. A colonização das terras emersas. Diversidade e tendências evolutivas. Os problemas de adaptação enfrentados pelas plantas no processo de colonização das terras emersas e as soluções desenvolvidas durante o processo evolutivo. Relação entre (i) crescimento, reprodução, dispersão e estabelecimento dentro e fora de água e (ii) a redução do gametófito, a expansão do esporófito, o aparecimento dos tecidos condutores e o desenvolvimento da semente. Os taxa fósseis Pteridospermopsida e Gimnospermopsida.
3. Spermatophytina versus gimnospérmicas. Gimnospérmicas e a diversidade de um grupo filogeneticamente inconsistente. Caracteres primitivos em Spermatophytina actuais: (i) Cycadopsida e a célula reprodutora masculina móvel, (ii) Ginkgopsida e a semente que germina de imediato. Caracteres derivados em Spermatophytina actuais: (i) Pinopsida e a imobilidade do gametófito masculino, (ii) Gnetopsida e a maior protecção da gametófito feminino.
4. Magnoliopsida (antiospérmicas) e a flor. Análise crítica das características distintivas e únicas das Magnoliopsida. Evolução dos órgãos florais e morfologia floral. Observação da diversidade e algumas adaptações das plantas no contexto português.
5. A divergência basal das Magnoliopsida. A deriva dos continentes e a criação de barreiras. O aparecimento da flor antes da extinção dos dinossáurios. As primeiras Magnoliopsida e as Paleo-herbáceas. As classificações modernas das Magnoliopsida.
6. Introdução à diversidade florística de Portugal e a técnica de campo em taxonomia.
6.1.Colheita, preparação e identificação de material vegetal para inclusão em colecção biológica (herbário). Colheita de material vegetal na zona de Coimbra com elaboração de um livro de campo. Secagem e montagem do material vegetal com etiqueta para inclusão em herbário. Uso de floras várias na identificação de plantas (i) do próprio herbário e (ii) de famílias seleccionadas entre as mais comuns da flora portuguesa.
6.2. Colaboração no website de COI. Preparação de informação para inclusão no website do herbário de Coimbra (COI).
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projeto -17,5 + Exame - 82,5: 100.0%
Bibliografia
AMARAL FRANCO, J. (1991-1998). Nova flora de Portugal. Lisboa.
ANTUNES, T. & PINTO, I.S. (2006). Botânica. Atlas e Texto. Lidel.
BELL, A.D. (1991). Plant form. Na ilustrated guide to flowering plant morphology. Oxford University Press: Oxford, UK.
CASTROVIEJO, S. [et al.] (1986). Flora ibérica: Plantas vasculares de la Peninsula Ibérica e Islas Baleares. Consejo Superior de Investigaciones Cientificas. Madrid: Real Jardin Botânico.
COUTINHO, A.X. (1939). Flora de Portugal. 2ªed. de R.T. Palhinha.
INGROUILLE, M. (1992). Diversity and evolution of land plants. London: Chapman & Hall.
RAVEN, P.H. EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. (1999). Biology of plants. 2ª ed. Freeman &Co. New York: Worth Publishers.
JUDD, W.S., CAMBELL, C.S., KEELLOGG, E.A. [et.al.] (1999). Plant systematics. A phylogenetic approach. Massachusetts, U.S.A. :Sinauer.
TUTIN [et.al.] eds (1964-80). Flora Europaea. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press.