Diversidade Animal

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
01000790
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A aquisição de novos conceitos não é o objetivo principal desta disciplina, mas sim a aplicação na prática de conceitos teóricos, pelo que nas aulas teórico-práticas se apela à constante participação dos estudantes. Esta unidade curricular inclui ainda duas saídas de campo com colheita de material biológico e seu estudo laboratorial.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa familiarizar o estudante com metodologias de estudo sobre a diversidade animal dando especial atenção à integração dos conhecimentos sobre forma e função, a diferentes níveis de organização biológica. Assim, nesta unidade curricular, pretende-se que os conhecimentos teóricos adquiridos na unidade curricular Zoologia sejam aplicados de modo a que o estudante possa completar a sua formação relacionada com os diferentes aspectos da diversidade animal.

Estágio(s)

Não

Programa

A diversidade dos invertebrados e dos Vertebrados. Técnicas e métodos de colheita, fixação e conservação de alguns animais. Elaboração de chaves de identificação de alguns animais. Observação e interpretação de estruturas e organismos e sua representação como meio útil de identificação.Conhecer alguns animais, identificando as características morfológicas e comportamentais e reconhecê-los no seu ambiente animal.Apresentação e análise crítica de temas científicos através da leitura de textos, discussão e exercícios práticos.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Luci Pisa Mata da Conceição

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Resolução de problemas: 30.0%
Projecto: 30.0%
Exame: 30.0%

Bibliografia

Artigos científicos relevantes para os diferentes assuntos abordados/Scientific articles relevant to the various topics covered

JR., Hickman; C.P.; ROBERTS, L.S. [et.al.] (2006). Integrated Principles of Zoology. New York, U.S.A.: McGraw-Hill.

F.H., Pough,; JANIS, C.M. & HEISER, J.B. (2005). Vertebrate Life. New York, U.S.A.: Macmillan.

E.E., Rupert; FOX, R.S. & BARNES, R.D. (2003). Invertebrate Zoology-a functional evolutionary approach. Forth Worth, U.S.A.: College Publishing.