Área Científica do Menor Opcional

Desenvolvimento das Plantas

Área Científica do Menor 6.0 ECTS 1º Ciclo - Licenciatura
Ano
0
Ano lectivo
2026-2027
Código
01000773
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de biologia celular, fisiologia Vegetal e genética.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas e laboratoriais serão leccionadas ao longo do semestre. Nas aulas laboratoriais os alunos serão divididos em grupos de 3 - 5 e desenvolverão um trabalho sobre um tema relacionado com o desenvolvimento das plantas durante o período lectivo. Após o período efectivo de aulas, os alunos apresentarão os resultados do trabalho oralmente e farão a entrega de um trabalho escrito no formato de uma artigo científico.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos irão aprender conceitos e desenvolver metodologias utilizadas no estudo do desenvolvimento das plantas. No final os alunos devem ter adquirido competências que lhes permitam analisar de forma autónoma diferentes aspectos da biologia do desenvolvimento das plantas:

1. Capacidade de compreensão: apreender conceitos relacionados com o desenvolvimento e relacioná-los com aplicações práticas em termos de agricultura/biotecnologia.

2. Capacidade de resolver problemas: aplicar os conceitos apreendidos à resolução de problemas relacionados com o desenvolvimento numa perspectiva prática.

3. Comunicação: analisar informação e ser capaz de a transmitir de forma clara quer do ponto de vista escrito quer oral.

4. Auto-aprendizagem: ser capaz de desenvolver pequenos projectos de investigação de forma autónoma e saber integrar dados científicos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Aspectos particulares do desenvolvimento das plantas

- A célula vegetal

- Parede celular

- Métodos experimentais de análise do desenvolvimento embrionário

- Organização do corpo das plantas

- Tecidos e suas funções

2. Desenvolvimento embrionário

- Fases do desenvolvimento embrionário

- Genes envolvidos

- As auxinas e a transição de simetria

3. Os meristemas primários

- Organização dos meristemas apicais do caule e da raiz

- Interacção entre diferentes tipos de genes envolvidos no controlo da actividade do SAM

- Meristemas axilares

- O controlo genético do funcionamento do meristema apical da raiz

4. Meristemas secundários

- O câmbio vascular e a formação dos tecidos condutores

- O felogénio e a periderme

- Controlo da actividade dos meristemas secundários

5. Desenvolvimento reprodutor

- Formação dos órgãos florais. Controlo genético da diferenciação floral. O modelo ABC

- Controlo fisiológico da floração: fotoperíodo e vernalização

- Desenvolvimento da semente e do fruto

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Pataca Leal Canhoto

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Mini Testes: 20.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

- Aftab, T. 2022. Auxins, cytokinins and gibberellins signaling in plants. Springer, Berlin.

- Bowman, J., 1993. Arabidopsis: an Atlas of Plant Development. Springer-Verlag, Berlin.

- Buchanan, B.B., Gruissem, W. & Jones, R.L. Biochemistry and Molecular Biology of Plants. Wiley Blackwell and American Society of Plant Biologysts, Oxford.

- Ford, E. D. 2023. Dynamics of Plant Growth: Integrating Morphology, Physiology and Development. Oxford Press, Oxford.

- Kim, Y.S., Funada, R. & Singh, A. P. 2016. Secondary Xylem Biology. Academic Press, London.

- Taiz, L., Moller, I.A., Murphy, A. Zeiger, E., 2022. Plant Physiology and Development, 7ª ed. Sinauer Associates Inc. Publishers. Sunderland, Massachusetts.

- Encyclopedia of Life Sciences - www.els.net/WileyCDA.