Desenvolvimento das Plantas
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2011-2012
01000773
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não tem. No entanto, os alunos devem ter conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Genética e Fisiologia Vegetal.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas ao longo do semestre.
Utilização de apresentações em powerpoint; pesquisa de sites na internet com recursos apropriados e relativos a matérias em questão.
Apoio na preparação de um poster sobre um dos temas abordados na disciplina.
Realização de trabalho de grupo ao longo do semestre a ser apresentado na última semana de aulas.
Apresentação de pequenos filmes científicos.
Aulas teórico-práticas disponibilizadas na página do departamento.
Apoio tutorial no esclarecimento de dúvidas e resolução de exercícios. Apoio à elaboração do trabalho de grupo e apresentação oral.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular serão abordados aspectos particulares do desenvolvimento das plantas superiores, em particular no que diz respeito ao desenvolvimento embrionário, funcionamento dos meristemas, floração e frutificação. Na componente teórico-prática dar-se-á particular relevo à organização anatómica das plantas superiores. Após a conclusão desta disciplina os alunos deverão conhecer os métodos de estudos utilizados em Biologia do Desenvolvimento e ficar familiarizados com os mecanismos moleculares e genéticos que controlam o desenvolvimento.
Competências específicas:
Conhecimento e capacidade de compreensão:
Reconhecer e utilizar conceitos e princípios fundamentais sobre o desenvolvimento das plantas superiores no que respeita à sua organização geral e aos mecanismos que controlam a diferenciação e desenvolvimento dos diferentes órgãos.
Aplicação de conhecimentos e compreensão:
Saber aplicar os conhecimentos e experimentais adquiridos à resolução de problemas específicos do desenvolvimento das plantas, em particular aqueles que têm um maior impacto em termos económicos como a floração e a formação da semente e do fruto.
Realização de julgamento/tomada de decisão:
Reconhecer os limites tecnológicos e o potencial das diferentes metodologias experimentais e saber aplica-las de forma eficaz e objetiva em diferentes situações.
Comunicação:
Preparar, analisar e veicular informação de forma clara e coerente.
Competências de auto-aprendizagem:
Saber quais as fontes mais indicadas para pesquisar determinado assunto de forma autónoma.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Aspectos particulares do desenvolvimento das plantas:
1.1. A célula vegetal: características distintivas;
1.2. Alguns conceitos relacionados com o desenvolvimento;
1.3. Métodos experimentais utilizados no estudo do desenvolvimento das plantas;
1.4. Organização geral do corpo nas plantas superiores;
1.5. Os diferentes tipos de tecidos e suas funções;
1.6. Desenvolvimento embrionário e pós-embrionário.
2. Formação do embrião e desenvolvimento embrionário:
2.1. Aspectos morfológicos do desenvolvimento embrionário;
2.2. O desenvolvimento embrionário de Arabidopsis e Fucus – dois sistemas modelo;
2.3. Genes envolvidos no desenvolvimento embrionário;
2.4. As auxinas e a transição de simetria;
2.5. Desenvolvimento axial a radial.
3. Os meristemas primários:
3.1. Organização e funcionamento do meristema apical do caule – modelos de organização:
Zonas e camadas;
3.2. Funções do meristema apical do caule;
3.3. Células estaminais e competentes;
3.4. Interacção entre diferentes tipos de genes envolvidos no controlo da actividade do meristema apical do caule;
3.5. O controlo genético do funcionamento do meristema apical da raiz.
4. Meristemas secundários:
4.1. O câmbio vascular e a diferenciação dos tecidos condutores;
4.2. O felogénio e a formação dos tecidos protetores;
4.3. Controlo da atividade dos meristemas secundários.
5. Desenvolvimento vegetativo:
5.1. Formação das folhas e sua diferenciação;
5.2. Alongamento dos caules e raízes.
6. Desenvolvimento reprodutor:
6.1. Formação dos órgãos florais. Controlo genético da diferenciação floral. O modelo ABC;
6.2. Controlo fisiológico da floração: fotoperíodo e vernalização;
6.3. O desenvolvimento da semente e do fruto.
Métodos de Avaliação
Contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 5.0%
Apresentação oral de um trabalho : 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Elaboração de um poster : 15.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
BECK, C. (2005). An introduction to plant structure and development. Cambridge: Cambridge University Press.
HOWELL, S.H. (1998). Molecular Genetics of plant development. Cambridge: Cambridge University Press.
LEYSER, O. & DAY, S. (2003). Mechanisms in plant development. Oxford: Blackwell Publishing.
RAGHAVA, V. (2000). Developmental Biology of Flowering Plants. New York: Springer.