Microbiologia

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
01000762
Área Científica
Biologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento de Biologia que devem incluir: Bioquímica básica, Biologia Molecular básica, Biologia celular básica, Bioenergética básica e Ecologia básica.

Métodos de Ensino

Aulas magistrais clássicas com para a totalidade dos alunos apoiadas em apresentações com textos simples e em diagramas, gráficos, etc., com o apoio de meios audiovisuais.

Sessões práticas laboratoriais, com grupos de alunos.

Sessões de “brainstorming” em pequenos grupos sobre temas seleccionados.

Sessões de discussão após apresentação de temas propostos e investigados.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa que os estudantes adquiram conhecimentos e aptidões básicas na área da Microbiologia. Pretende-se também contribuir para o desenvolvimento de competências transversais importantes para o desenvolvimento pessoal. Para este efeito pretende abordar-se questões essenciais relativas à diversidade celular, à diversidade metabólica, às dinâmicas de crescimento e controlo do desenvolvimento das populações microbianas, à influência dos microrganismos no ambiente e às metodologias usadas para o estudo dos microrganismos nos ambientes e designadamente as vulgarmente associadas a parâmetros definidores da qualidade ambiental. É também objectivo o desenvolvimento de “skills” básicos relacionados com a manipulação de material biológico característico da Microbiologia.

Estágio(s)

Não

Programa

As três linhagens da Vida na Terra - Bacteria, Archaea e Eukarya. Os vírus. Biologia celular dos microrganismos. Diferenças entre bactérias, arqueias e microrganismos eucariótas. Nutrição e metabolismo, necessidades nutricionais dos microrganismos, categorias nutricionais e energética celular básica. Medição do crescimento microbiano. Influência dos fatores ambientais e controlo do crescimento. Diversidade metabólica: fermentações, respirações, fotossínteses, processos quimiolitotróficos. Fixação de carbono, Fixação de azoto; Ciclos biogeoquímicos. Ambientes extremos. Organização e regulação da expressão genética em procariótas, o conceito de operão. Propriedades gerais dos vírus.

Métodos de estudo dos microrganismos no ambiente. Aplicações bioinformáticas e recursos web. Conceito de qualidade microbiológica, grupos indicadores de contaminação, métodos de deteção e enumeração. Qualidade microbiológica em água, nos alimentos; legislação e regulamentação.

Docente(s) responsável(eis)

António Manuel Veríssimo Pires

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Trabalho de investigação: 15.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

- Prescott, L., Harley, J. e Klein, D. Microbiogy. McG-Hill Pub.

- Madigan, M., Martinko, J., Parker, J. Brock Biology of Microorganisms. Prentice Hall International, Inc.