Biologia da Conservação

Ano
0
Ano lectivo
2011-2012
Código
01000663
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática.

Ecologia das populações e das comunidades.

Métodos de Ensino

Os alunos são aconselhados a estudarem por vários dos livros recomendados. Além disso em algumas aulas são sugeridos artigos científicos que os alunos deverão consultar para alargarem os seus conhecimentos e o seu espírito crítico.

Também por esta razão a primeira aula prática será uma aula de exposição e discussão critica de vários artigos e ensaios.

As aulas teóricas serão orientadas para estimular o interesse dos alunos pela disciplina, recorrendo a questões atuais que tanto caracterizam a Biologia da Conservação e lançando frequentemente questões e pequenos debates durante as aulas.

As aulas práticas incluem trabalhos com software adequado para calcular índices de diversidade biológica, analisar a viabilidade de populações, estabelecer e avaliar a importância de áreas protegidas para a conservação da biodiversidade e exploração sustentável dos recursos.

A monitorização de populações será introduzida em aulas de campo. Os alunos efetuarão pesquisa bibliográfica para efetuarem um plano de ação/gestão para uma espécie ou habitat e deverão apresentar o plano oralmente perante os colegas. Finalmente será efetuada uma saída de campo a áreas protegidas da região, orientada para introduzir habitats importantes em termos de conservação, as espécies selvagens que os utilizam, utilizações do solo que interferem ou promovem a conservação de habitats e avaliar possíveis medidas de gestão.

Resultados de Aprendizagem

Nesta disciplina os alunos adquirem conhecimentos sobre a conservação da diversidade biológica nas suas várias componentes: variabilidade genética, espécies, comunidades biológicas e ecossistemas. As principais ideias e teorias da conservação biológica são introduzidas: valores e filosofia da conservação da natureza, ameaças à diversidade biológica são introduzidas: valores e filosofia da conservação da natureza, ameaças à diversidade biológica, conservação aos níveis da população e comunidade, critérios de selecção e gestão de reservas naturais, legislação ambiental e desenvolvimento sustentável. Os alunos adquirem os conhecimentos essenciais para monitorizar populações, calcular índices de diversidade biológica, avaliar áreas protegidas e implementar planos de conservação/gestão para espécies e habitats.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Valores e filosofia de conservação da natureza
Características multidisciplinares da Biologia da Conservação
1.2. O valor utilitário e intrínseco da Biodiversidade. Ética e conservação biológica.
2. Diversidade biológica
2.1. Níveis de diversidade biológica: diversidade genética, diversidade intra-especifica, riqueza específica e diversidade de ecossistemas.
2.2. Como medir a diversidade biológica: índices de diversidade e de raridade.
2.3. Padrões globais de riqueza específica. Centros de endemismo.
3. Ameaças à diversidade biológica
3.1. Vulnerabilidade das diferentes espécies à extinção
3.2. Causas de extinção de espécie: destruição, fragmentação e alteração de habitats, sobre exploração de recursos, introdução de espécies.
4. Conservação de espécies e de populações
4.1. Variação genética de uma população e entre populações.
4.2. Tamanho populacional geneticamente efectivo.
4.3. Perda de variabilidade genética (efeito de gargalo, deriva genética, hibridização e consanguinidade).
4.4. Gestão da variação genética em populações naturais.
4.5. Dinâmica de populações: crescimento populacional, tabelas de vida, factores limitantes para o crescimento de populações.
4.6. Modelos espaciais de populações: metapopulações e modelos fonte-sumidouro e suas implicações na conservação de populações.
4.7. População mínima viável e vórtices de extinção. Análise de viabilidade de populações.
4.8. Monitorização de populações. Protecção legal de espécies. O livro vermelho da União Internacional para a conservação da Natureza.
5. Conservação de ecossistemas
5.1. Interacções entre espécies. Importância da sucessão e perturbação na biodiversidade.
5.2. O efeito de mosaico e diversidade de paisagens: o papel das espécies-chave, espécies- indicadoras e espécies-bandeira em conservação de ecossistemas.
5.3. Fragmentação de habitats, efeitos de orla e de insularização.
5.4. Alteração dos processos ecológicos. Alterações climatéricas.
6. Conservação na prática
6.1. Conservação em áreas protegidas
6.1.1. Avaliação ecológica de comunidades bióticas: critérios de selecção e prioritização de áreas protegidas.
6.1.2. Corredores ecológicos e áreas tampão.
6.1.3. Gap analysis (Análise de lacunas).
6.2. Planos de acção para espécies e habitats
6.3. Restauro ecológico
6.4. Conservação de espécies ex-situ: reprodução em cativeiro, translocação e re-introdução de espécies. O papel dos jardins botânicos e zoológicos.
6.5. Conservação fora de áreas protegidas, gestão de ecossistemas.
6.6. Legislação ambiental (internacional e nacional) e planos de ordenamento.
6.7. Desenvolvimento sustentável
6.8. Constrangimentos políticos e económicos em conservação da natureza. Ciência e activismo ambiental.

Docente(s) responsável(eis)

Jaime Albino Ramos

Métodos de Avaliação

Contínua
Trabalho de síntese: 15.0%
Projecto: 15.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

FRANKHAM, R. J. D. BALLOU e D.A. BRISCOE. (2002). Introduction to conservation genetics. Cambridge: Cambridge University Press.

GIVEN, D.R. (1994). Principles and practice of plant conservation. Oregon: Timber Press inc.

GROOM, M.J., G. K. MEFFE e C.R. CARROL (2006). Principles of Conservation Biology. Third edition. Sunderland: Sinauer associates.

HILL, D. M. Fasham, G. TUCKER, M. SHEWRY [et.al.] (2005). Handbook of biodiversity methods: survey, evaluation and monitoring. Cambridge University Press.

PRIMACK, R. B. (2002). Essentials of Conservation Biology. Sunderland: Sinauer associates,

SUTHERLAND, W. (1998). Conservation science and action. Oxford: Blackwell.