Biologia Celular
1
2011-2012
01000652
Biologia
Português
Presencial
Semestral
4.5
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Métodos de Ensino
Ensino expositivo: aulas teóricas ao longo do semestre que incluem actividades de discussão com os alunos sobre a matéria leccionada.
Ensino por pesquisa: trabalho de síntese individual baseado em artigos recentes que abordem um tema actual da biologia celular.
Apoio tutorial no esclarecimento de dúvidas e na realização do trabalho de síntese individual.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa dotar o discente com um conhecimento sólido e actualizado da célula como pré-requisito fundamental para a compreensão dos processos vitais, bem como proporcionar uma visão abrangente dos “itens” do programa realçando as semelhanças de mecanismos operativos em contraponto è grande diversidade celular.
Competências específicas:
1. Conhecimento fundamental estruturante na área da biologia.
2. Reconhecer distintos níveis de organização no sistema vivo.
3. Avaliar actividades metabólicas.
4. Capacidade para compilar, sintetizar e comunicar nova informação/ideias/problemas respeitantes à organização e funcionamento celular.
5. Assumir/desenvolver uma atitude analítica e crítica do trabalho efectuado por si e/ou por outros baseado em conhecimento científico sólido e alargado.
6. Conhecimento da língua inglesa.
7. Capacidade metacognitiva e de auto-aprendizagem.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Célula eucariótica
1.1. Organização geral da célula eucariótica
1.2. Origem e evolução da compartimentação intracelular (organelos)
2. O binómio estrutura/função celular
2.1. Organização funcional do núcleo: ultraestrutura e função do invólucro nuclear; cromatina dispersa e condensada; estrutura do cromossoma metafásico; nucléolo e síntese de ribossomas.
2.2. Biomembranas: composição, organização estrutural e principais funções; cobertura da membrana plasmática (glicocálice) e reconhecimento celular.
2.3. Correlação estrutural e funcional entre compartimentos celulares: significado dos processos de selecção e distribuição de proteínas na especialização funcional dos compartimentos intracelulares; transporte através dos poros nucleares, transporte transmembranar e transporte vesicular; mecanismos moleculares das trocas nucleocitoplasmáticas; síntese e endereçamento de proteínas para os diferentes organelos; a via da secreção celular; o retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomas como partes essenciais do sistema endomembranar: biogénese, estrutura e funções, com ênfase para o processo de secreção; mecanismos celulares/moleculares da endocitose e exocitose.
2.4. Citoesqueleto: composição química, estrutura e funções dos micofilamentos e filamentos intermédios; montagem/desmontagem dos microtúbulos e microfilamentos; proteínas motoras e o seu papel no transporte intracelular; estruturas microtubulares; cílios e flagelos, centríolos e corpos basais.
3. Matriz extracelular
3.1. Composição química, estrutura e funções
3.2. Adesão celular, junções celulares e comunicações intercelulares em tecidos animais e vegetais
4. Ciclo celular e seu controlo
4.1. Mitose, meiose e citocinese em células animais e vegetais
4.2. Morte celular programada (apoptose).
Docente(s) responsável(eis)
Augusto Manuel Ferreira Dinis
Métodos de Avaliação
Contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Exame: 90.0%
Bibliografia
ALBERTS, B. & col. (2002). Molecular Biology of the Cell. 4 th ed. New York: Garlang Science.
AZEVEDO, C. (coord.), (2005). Biologia celular e Molecular. 4 th ed. Lisboa, Porto, Coimbra: Lidel.
COOPER, G. M. & HAUSMANN, R. E., (2004). The Cell: a molecular approach. 3 rd ed. Sinauer Associates, Sunderland, Massachussets.
LODISH, H. & col., (2004). Molecular Cell Biology. 5 th ed. New York: Freeman and Company.